Subsecretaria de Rios e Canais trabalha dia e noite utilizando, além da limpeza manual, maquinários específicos - Canal de São Francisco / Foto: Berg Silva
Subsecretaria de Rios e Canais trabalha dia e noite utilizando, além da limpeza manual, maquinários específicosCanal de São Francisco / Foto: Berg Silva
Por O Dia
Niterói - O trabalho preventivo de limpeza de rios e canais na cidade, realizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), resultou na retirada de 9.520 toneladas de materiais no primeiro semestre de 2020. Já as equipes dos caminhões vacalls realizaram ações que retiraram 1.170 toneladas de detritos no mesmo período. O trabalho, segundo a Prefeitura, é feito em vários pontos da cidade. A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, enfatiza que, desde 2013, equipes recebem treinamento específico para trabalhar com limpeza de redes de galerias diuturnamente e outras na prevenção de enchentes de rios. Ela garante que o trabalho continuou sendo realizado mesmo durante o período de pandemia. “É fundamental a população descartar corretamente o lixo, não jogando nas ruas, rios e canais, de forma a contribuir na potencialização deste serviço de limpeza”, alerta.
Para a realização do serviço de limpeza, a Subsecretaria de Rios e Canais trabalha dia e noite utilizando, além da limpeza manual, maquinários específicos, que otimizam a realização do trabalho. É feita também a recuperação de caixas de ralo, drenagem, ramais, caixas de areia, poços de visita, canaletas, valas e galerias de águas pluviais, além da limpeza de caixas de contenção de materiais sólidos e barragens de sedimentação e de regularização de vazão, substituições de grelhas e tampões. Entre os locais que receberam a limpeza este ano estão a Avenida Ari Parreira (Vital Brazil); os rios Maruí (Barreto), Sapê (Santa Barbara), Canoas (Badu), João Mendes (Itaipu), da Vala (Itaipu), Colibri (Itaipu) e Icaraí (Icaraí); os canais Teixeira de Freitas (Fonseca), São Francisco (São Francisco), Grota do Surucucu (São Francisco), Leonor da Glória (Largo da Batalha), Maceió (Largo da Batalha), Viradouro (Santa Rosa), Viçoso Jardim (Viçoso Jardim), São José (Fonseca) e Cintura (Piratininga).
Publicidade
O trabalho da Seconser se complementa à atuação da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), que recolhe mensalmente cerca de 13.300 toneladas de resíduos de coleta domiciliar, 3.100 toneladas de varrição, além de galhos, lodos e entulhos que chegam a 3.500 toneladas.

“Nas limpezas feitas pela Seconser, retiramos, principalmente, pequenos itens, como garrafas de água, copos plásticos, pacotes vazios de biscoito, que jogados no chão, podem contribuir para o entupimento dos ralos durante as fortes chuvas. Sem contar os sacos de lixo que são colocados para recolhimento fora do horário da coleta”, afirma Dayse, que aproveita para reforçar o pedido para que a população colabore jogando o lixo nos dispositivos apropriados instalados pela cidade e também cumprindo o horário de coleta realizado pela CLIN.