Grande defensor da integração docente-assistencial no país, o professor formou mais de 700 médicos - Foto: Irma Lasmar
Grande defensor da integração docente-assistencial no país, o professor formou mais de 700 médicosFoto: Irma Lasmar
Por Irma Lasmar
NITERÓI - Faleceu nesta madrugada (27), aos 85 anos, de insuficiência cardiorrespiratória, o cirurgião geral, professor universitário, líder classista e acadêmico niteroiense Guilherme Eurico Bastos da Cunha. O cirurgião formado pela UFF em 1958, pioneiro em metodologias técnicas que salvaram vidas, foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Academia Fluminense de Medicina, vice-presidente da Associação Interamericana de Gastroenterologia e um dos fundadores da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj). Grande defensor da integração docente-assistencial de nosso país, ele formou mais de 700 médicos enquanto professor de Cirurgia Geral da UFF e da Faculdade de Medicina de Campos, além de chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Municipal Orêncio de Freitas, no Barreto, Niterói, onde implantou e comandou a residência médica por 35 anos. 
Guilherme Eurico será enterrado nesta quinta-feira, às 16 horas, no cemitério Parque da Colina. Ele deixa esposa, Anna Regina Jaccoud Ferro, e quatro filhas: a médica Liane Ferro da Cunha, a engenheira agrônoma Lilian Ferro da Cunha, a engenheira química (e auditora da Receita Federal) Luciene Ferro da Cunha e a advogada (e analista judiciária do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) Luize Ferro da Cunha, além de cinco netos.
Publicidade
Membro da Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) por 25 anos, Guilherme Eurico lançou exatamente um ano atrás a autobiografia A Cirurgia Que Eu Vivi, pela DB Editora, a mesma responsável pelos títulos A História da Medicina em Niterói e Câmara Municipal de Niterói: 200 Anos de Glórias. Em coautoria com a jornalista Irma Lasmar, repórter do jornal O DIA, o autor conta sua trajetória desde a infância feliz em Niterói até o profissional de sucesso da atualidade, em um livro repleto de dados históricos, senso de humor e emoção, onde divide com o leitor as experiências, os aprendizados, os sentimentos e os valores que lhe fizeram uma personalidade ímpar. A obra está à venda das livrarias Panorama (R. José Clemente nº 68) e Schofer (R. Cel. Moreira César nº 211 loja 18), em Niterói.
Publicidade