A artista niteroiense Duda Oliveira, exposição "Enredados" no Centro Cultural Correios, no Rio.Divulgação

A cidade de Niterói é bem representada pela artista plástica niteroiense Duda Oliveira na Exposição “Enredados”, que acontece no Centro Cultural Correios RJ, no Centro da capital. No local, ela apresenta seis esculturas e seis pinturas. O trabalho tem o objetivo de questionar ações e exigir mudanças de comportamento, mexendo com as emoções dos visitantes, até o dia 04 de dezembro.
Sobre a exposição ser na mesma época em que se realiza a COP 26 (26ª Conferência das Partes), para discussão do combate às  mudanças climáticas, a partir de ações conjuntas entre os países, a artista disse que espera contribuir, em "Enredados" , com um processo de arte experimental, como forma de protesto, utilizando tecidos mergulhados nas águas repletas de detritos da Baía de Guanabara, metal naval, vergalhões e sucata, transmutando em obras vivas o que era apenas descarte indevido.
“A escultura e pintura são a minha fuga, um momento em que fico ligada somente em mim. A vida sempre me levou para esse lado, em todos seus extremos”, diz Duda. "Meus quadros possuem sempre marcas da ação do tempo, desgastes, arranhões. Minha linguagem na pintura está ligada à maneira que o tempo faz seu registro em tudo o que é vivo e resistente. As cores sempre vibram, como se pulsassem vida e quisessem transpor tempo e espaço,  em um constante paradoxo de vida e morte, existir e possuir, buscas do eu existencial", concluiu a artista.
Sobre a artista

Artista plástica contemporânea, niteroiense, Duda Oliveira estudou arte experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e História da Arte e da Arquitetura do Brasil, na PUC RJ. Desde 2018, vem participando de diversas exposições, com destaque para as Feiras Internacionais da Alemanha, Luxemburgo, em Salas Culturais em Portugal, nos Museus MASP, MAC Niterói e outros importantes espaços culturais do Brasil e do exterior.