O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, explicou que a certificação contribui para a construção e gestão de políticas migratórias de forma segura, ordenada e digna.Divulgação PMN - Foto: Douglas Macedo
O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, explicou que a certificação tem como objetivo contribuir para a construção e gestão de políticas migratórias de forma segura, ordenada e digna. “Através deste selo, temos mais uma vez Niterói reconhecida pela ONU como cidade na vanguarda das políticas públicas que promovem a cidadania plena. São mais de dois mil refugiados vivendo na nossa cidade e o Núcleo vem dando suporte com orientação jurídica, emissão de documentos e encaminhamento para serviços de saúde e educação", disse Costa.
O selo é um reconhecimento do envolvimento dos governos na melhoria da integração dos migrantes e na construção da coesão social, como discriminado na meta 10.7 dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A certificação MigraCidades ocorre anualmente.
O secretário Rafhael Costa explicou que o MigraCidades é um processo de construção de capacidades e certificação de governos comprometidos com a boa governança migratória local. "Oferece ferramentas para que as gestões locais apreciem a abrangência de suas políticas migratórias, bem como identifiquem potencialidades a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida. O MigraCidades propõe a capacitação de gestores, ampliação do diálogo sobre migração e intercâmbio de informações e de boas práticas locais", ressaltou o chefe da pasta de Direitos Humanos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.