Niterói vacina contra gripe idosos com 70 anos ou mais
Profissionais de saúde com 40 anos ou mais também serão imunizados
Para receber a dose da vacina contra a gripe, o idoso precisa apresentar identidade, CPF e cartão de vacinação. - Divulgação PMN - Foto: Luciana Carneiro
Para receber a dose da vacina contra a gripe, o idoso precisa apresentar identidade, CPF e cartão de vacinação.Divulgação PMN - Foto: Luciana Carneiro
A Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (25) a aplicação da vacina contra a Influenza (gripe) em idosos a partir de 70 anos e profissionais de saúde com 40 anos ou mais. A imunização estará disponível em quatro policlínicas: Vital Brazil, Barreto, Itaipu e São Lourenço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas.
Para receber a dose da vacina contra a gripe, o idoso precisa apresentar identidade, CPF e cartão de vacinação. Já o profissional de saúde, além desses documentos, é necessário comprovante profissional.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alertou para a importância da imunização.
“É importante que as pessoas que fazem parte do público alvo se protejam dos vírus da influenza e reduzam o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções”, destacou Rodrigo.
"A vacina da Influenza precisa ser tomada todo ano, já que a composição é atualizada com os tipos (cepas) que mais circulam pelo mundo. Os sintomas da gripe podem evoluir para complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pneumonias e agravamento de outras doenças. A Gripe é uma doença séria e em alguns casos pode levar a óbito. Os idosos possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença", afirmou a Prefeitura no texto
Gripe - A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente, é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus Influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. A influenza C causa infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Quarta dose contra Covid-19
A quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, permanece sendo aplicada em idosos a partir de 80 anos, com intervalo de quatro meses da terceira dose (primeira dose de reforço). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas, nas policlínicas do Vital Brazil, Barreto, Itaipu e São Lourenço.
Para receber a imunização é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante das doses anteriores. A imunização estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.