Entre as próximas iniciativas da EGG, está o novo Plano de Capacitação dos servidores.Divulgação PMN - Foto: Bruno Eduardo Alves
Segundo a pasta, a EGG foi criada no contexto do Plano Niterói Mais Resiliente, lançado em 2017 pela Prefeitura de Niterói a fim de garantir o desenvolvimento sustentável do município. "Composto por 47 medidas, o plano estabeleceu também a Política de Desenvolvimento de Servidores. Desde então, a Escola se fortaleceu como uma instituição de referência na capacitação de servidores por meio de cursos presenciais e à distância (EAD). Com constante atualização de conteúdo e oferta de novos cursos, a EGG oferece formações focadas em temas relativos a governo e gestão, com ênfase na administração municipal", explicou a Prefeitura no texto.
Aluna do MBA em Gestão Pública Municipal, Karina de Paula já perdeu a conta de quantos cursos fez na EGG. Servidora desde 2013, já atuou na Coordenadoria de Juventude, na CODIM e atualmente trabalha no Pacto Niterói Contra a Violência. Para ela, além de obter os conhecimentos diversos oferecidos pelos diferentes tipos de cursos disponíveis na escola, a troca de informações e experiências com outros servidores também vem sendo importante para o seu desenvolvimento.
“Compor o time de uma prefeitura com uma Escola de Governo é ter a certeza de estar numa instituição que pensa na melhoria de seus processos e serviços a partir de seu maior ativo: os servidores. Esse contato entre os servidores nos cursos e atividades tem construído redes que promovem maior troca de informações e o desenvolvimento de parcerias que fortalecem a gestão pública e o município. Além disso, o conteúdo ofertado é enriquecedor para a nossa prática cotidiana”, afirmou Karina.
Outro destaque da EGG foi a criação do Laboratório de Inovação da Prefeitura de Niterói (LabNit), no ano passado. Idealizado durante o iLabthon1 (janeiro de 2021) - a primeira maratona do mundo para a criação de laboratórios de inovação no setor público -, o LabNit vem se consolidando como ambiente para acolher e inspirar novas ideias e testar soluções com equipes da administração municipal. O objetivo é promover um ambiente de aprendizagem criativo, colaborativo e reflexivo, destinado a fortalecer a cultura da inovação no município.
“O laboratório permite uma maior aproximação dos servidores com as demandas reais da população e estimula os agentes municipais a realizarem seu trabalho de forma crítica e criativa e a buscarem soluções inovadoras para os problemas públicos a partir do diálogo com quem realmente é afetado por ele”, explica Isabela de Jesus, diretora da Escola de Governo e Gestão.
O laboratório de inovação também tem a sua própria plataforma, que pode ser acessada a partir do site da EGG. Em 2021, o LabNit também lançou o Kit de Ferramentas para a Inovação, em formato aberto, para a contribuição e utilização de todos os interessados, que já trabalham ou desejam implementar metodologias inovadoras no serviço público.
Neste ano, a EGG está lançando um novo Plano de Capacitação 2022-2023. Participativo e inovador, o plano contou com a colaboração dos servidores municipais no processo de construção do Inventário de Competências. Foram elencadas as habilidades necessárias para que o município siga avançando nas políticas públicas e as trilhas de formação terão início em julho. Mais informações estão disponíveis no site da Escola de Governo e Gestão: egg.seplag.niteroi.rj.gov.br/.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.