As residências mais distantes, em Pedra de Guaratiba, também sofrem com os entulhos retirados da obra que se amontoam na área. “A rua está engolindo as casas. Com as constantes inundações da rua, os entulhos se espalham e elevam o nível da rua”, conta o pintor Ulisses Ângelo, 58 anos. De acordo com o morador Fabiano da Costa, 45 anos, as ruas foram tomadas pela lama e o terreno por ser muito úmido não absorve a água acumulada.
Obra para receber missa do Papa causa transtornos
Moradores da região de Guaratiba dizem que casas estão sendo invadidas pela água
Rio - Moradores de Guaratiba e Pedra de Guaratiba estão vivendo um pesadelo em meio a valas de esgoto a céu aberto, casas inundadas pela água da chuva e montanhas de entulhos retirados das obras no Campus Fidei. No local está sendo montado o palco onde será realizada a missa pelo Papa Francisco para dois milhões de fiéis, na Jornada Mundial da Juventude.
Famílias de Guaratiba, vizinhas ao local da celebração, reclamam que desde o início das obras o esgoto de um valão próximo está transbordando com as chuvas. “Antes o esgoto não voltava. Agora a vala alaga todo o terreno”, queixa-se o marceneiro Rodrigo Luiz Guimarães, 40 anos. A aposentada Ida da Silva, 67, não permite mais que a neta de 2 anos brinque no quintal. “Com o esgoto voltando, o mau cheiro é insuportável. Temo pela saúde da minha neta”, lamenta.
Publicidade
Até as crianças não podem jogar mais bola na rua. “Construí minha casa a um metro acima do nível da rua e atualmente ele já está abaixo. Choveu há uma semana e as poças de água ainda estão por toda a parte”, diz.
Limpeza de afluentes
Publicidade
A prefeitura, por meio da Rio Eventos, informou que a Fundação Rio-Águas tem feito, desde abril, a limpeza dos canais afluentes ao Rio Cabuçu Piraquê, para controlar alagamentos na região. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos concluiu em maio serviços de fresagem e recapeamento na Estrada Capoeira Grande, em Guaratiba. A empresa que prepara o terreno em Guaratiba, Dream Factory, informou que o alagamento das moradias é de responsabilidade da prefeitura. De acordo com a Rio Eventos, a Dream Factory é responsável pela drenagem.