Estado se encontra na bandeira laranja
Estado se encontra na bandeira laranjaGoverno do Estado do Rio de Janeiro / Divulgação
Por O Dia
Rio - A 31ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio está com bandeira laranja (risco moderado de contrair a doença). Há melhora do cenário epidemiológico no período analisado, com três regiões com bandeira amarela (risco baixo): Norte, que permanece nesta classificação; Centro-Sul, que estava antes em bandeira laranja; e Litorânea, que estava em bandeira vermelha (risco alto) na última divulgação.
As regiões Metropolitana I, Baía da Ilha Grande e Noroeste permanecem na vermelha. Médio Paraíba, Serrana e Metropolitana II estão em bandeira laranja. A análise compara a semana epidemiológica 18 (2 a 8 de maio) com a 16 (18 a 24 de abril) de 2021.
Publicidade
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
O Rio apresentou uma redução de 31% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 24% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira, são 84% para leitos de UTI e 64% para leitos de enfermaria.
Publicidade
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.