Rio - A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, realizou nesta quinta-feira fiscalização nos supermercados Extra e Prezunic localizados no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A ação contou com a participação da Delegacia do Consumidor (Decon) e a 59ª DP (Duque de Caxias). Foram encontrados 289 kg de alimentos impróprios para o consumo.
No Extra foram recolhidos e destruídos mais de 165 kg de alimentos vencidos, impróprios para a venda ou sem data de validade. Desses, 120 kg são de produtos com embalagens violadas ou mal acondicionados, entre carne de fígado, peixes e carne suína, e 35 kg de alimentos vencidos, entre salsichas e linguiças.
De acordo com o Procon, o gerente do estabelecimento foi detido em flagrante por agentes da Polícia Civil. No entanto, a assessoria do supermercado afirma que ele foi apenas conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
Já no Prezunic os agentes apreenderam 40 kg de diversos queijos sem data de abertura das embalagens originais e 49kg de carne previamente moída exposta para venda, o que é proibido por lei. Os dois estabelecimentos serão multados em valores que ainda serão calculados pelo departamento jurídico do Procon-RJ.
Em nota, a assessoria de imprensa do Extra informou que o supermercado trabalha de acordo com as orientações dos órgãos reguladores e tem rigorosos procedimentos para auditar a qualidade dos produtos comercializados em suas lojas.
Os pontos apontados pelos técnicos da Decon e do Procon-RJ não condizem com o padrão operacional exigido pela rede e foram prontamente corrigidos.