Rio - O Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ganhou nesta quinta-feira mais 12 leitos de Unidade Cárdio-Intensiva (UCI). Com a inauguração do novo espaço, o hospital passa a ter 24 leitos e deve dobrar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico. Em média, a unidade intensiva atende de 24 a 30 doentes por mês. “Poderemos atender até 60 pessoas a partir de agora.
A ampliação impacta em maior probabilidade de tirarmos os doentes entubados da sala vermelha e trazê-los para a unidade de terapia intensiva”, afirmou o diretor-geral do hospital, Leonardo de Deus. Esta é a segunda ampliação da unidade este ano. Em janeiro, o hospital contava com apenas quatro leitos e inaugurou outros oito. O Moacyr do Carmo tem a maior parte de seu custeio bancada pela prefeitura, mas conta com recursos repassados pelo governo do estado.

A prefeitura busca ajuda federal. “Segunda-feira irei a Brasília pedir mais recursos para o hospital”, informou o secretário municipal de Saúde, Camilo Junqueira.
O prefeito Alexandre Cardoso, que inaugurou a unidade intensiva, disse que de nada adiantará inaugurar leitos e hospitais se não forem feitos investimentos no Programa Saúde da Família. “Nosso compromisso é ampliar o PSF de 25% a 70% até o fim de 2014. A saúde só se dá quando você atende na ponta”.