Por thiago.antunes

Rio - A surpresa tem sido desagradável. Desde o último dia 31, data em que o ponto de desembarque de ônibus intermunicipais, na Avenida Rodrigues Alves, foi remanejado para depois da esquina com a Rua Cordeiro da Graça, por conta das obras do Porto Maravilha, passageiros reclamam dos cerca de 2 km de distância que têm que percorrer até a Rodoviária Novo Rio.

A falta de aviso e segurança no local também é alvo de críticas. Mesmo assim, a solução do contratempo, segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, não tem data para ocorrer. “Venho de Maricá e fui surpreendida com a mudança. Terei que andar para fazer a baldeação. Me atrasarei para o compromisso que tenho agendado, e não vejo policiamento por perto. Imagine a situação de quem chega aqui, à noite, e com malas?”, questionou a diarista Rose Ribeiro.

Para o técnico de enfermagem, Natalino dos Santos, o aviso nos locais de embarque seria suficiente para que o problema fosse evitado: “Planejaríamos a chegada ao local com antecedência e evitaríamos portar objetos de valor.”

Aparecida Ferreira%3A ‘O importante é que a obra saia do papel. Quem depende da região%2C que se vire’Carlos Moraes / Agência O Dia

A Secretaria Municipal de Transportes se defende: “A Fetranspor e o Detro foram notificados do remanejamento, e deveriam informar aos passageiros dos possíveis percalços no momento do embarque. No entorno da Rodoviária, carros de som e agentes têm orientado passageiros e motoristas. O remanejamento, por mais que seja incômodo é necessário. Fizemos o que foi possível”, garantiu Osório.

Porém, o secretário confessa não haver data prevista para o fim do problema: “Depende da conclusão das obras, o que pode variar, devido a uma série de fatores externos. Por isso, não há uma data certa para que o desembarque seja normalizado.”

O medo de quem desembarca também parece longe do fim. Em nota, o 5º BPM (Centro) garante que enviará policiamento ao local para verificar denúncias, assim que receber reclamações, o que ainda não teria ocorrido. Para piorar a situação, desde sexta o Viaduto do Gasômetro, sentido Avenida Francisco Bicalho, está fechado para instalação da alça de ligação da Via Binário do Porto. Interdição termina neste domingo.

Você pode gostar