Mais de 30 gatos são encontrados mortos em Queimados

Guarda Ambiental e Ong Pró-Vida Animais registraram o caso na delegacia. Vigilância Sanitária vai encaminhar animais para Hospital especializado

Por tamyres.matos

Rio - A Vigilância Sanitária de Queimados recolheu nesta sexta-feira os corpos de mais quatro gatos que foram encontrados mortos jogados na Rua Francisco Gabriel, no Bairro Fanchen, em Queimados, para a realização de necropsia. A denúncia foi feita pela Guarda Ambiental da Cidade junto com a Presidente da ONG Pró-Vida Animais, Amélia Silva, através de um boletim de ocorrência na 55ª DP (Queimados). Segundo o técnico de Zoonoses da Prefeitura, Tarcísio Moura, nas últimas três semanas, foram encontrados 27 gatos mortos no mesmo local.

Tarcisio e Amélia mostram o local onde foram encontrados os gatos mortosDivulgação

A diretora de zoonoses da Vigilância Sanitária da cidade, Ângela Medeiros, informou que os animais foram recolhidos e serão encaminhados para o Hospital Veterinário Jorge Vaitsman na Mangueira, no Rio de Janeiro, que já foi avisado e está aguardando a chegada dos animais. “Só quando sair o resultado do exame que poderemos ter a causa da morte dos animais se foi por envenenamento ou por alguma outra prática”, disse Ângela.

De acordo com a Presidente da ONG Pró-Vida Animais, Amélia Silva, os corpos dos animais apresentam cortes no pescoço e no coração e algumas partes foram raspadas. “Parece que foram cortados para a realização de sangria, mas não podemos afirmar nada, antes do exame laboratorial para averiguar se existe algum veneno no sangue. Todos os gatos encontrados mortos eram machos”, contou Amélia.

Maus tratos e matança de animais é crime previsto na Lei n° 9.605/98. Decreto da Lei n° 24.645/34 e a pena vai de três meses a um ano de detenção e multa de R$ 500 a R$ 3.000 por animal. O secretário do Ambiente de Queimados, Alex Dornelas, orientou que as pessoas que souberem de alguma informação sobre o caso poderão abrir um boletim de ocorrência na delegacia da cidade ou ligar diretamente para a Secretaria do Ambiente: 2665-7739 ou para a ouvidoria da prefeitura: 2665-2206.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia