Por thiago.antunes

Rio - Responsáveis pela confusão de segunda, manifestantes mascarados, os Black Blocs, conquistaram fãs entre os professores — isto, por terem defendido integrantes da categoria em atos realizados no fim do mês passado. A admiração fica evidente em grupos de professores e de outros servidores formados no Facebook.

Neles, a partir do início do mês, foram postadas frases como “Black Blocs, admiro vocês”, “Parabéns aos guerreiros Black Blocs”, “Black Bloc é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo”. Uma mulher que se identificou como professora os classificou de “jovens destemidos”. Outra, mais direta, os chamou de “fofos”.

Professores elogiaram Black Blocs no FacebookReprodução Internet

A rejeição aos mascarados

A admiração pelos Black Blocs não é unânime, alguns integrantes dos grupos de discussão discordam dos colegas. Na noite de segunda-feira, uma mulher postou: “Esses blacks não sei das quantas estão minando a manifestação dos professores. Os professores perderão a credibilidade e o apoio da população.”

Outro participante do grupo também lamentou. “É lamentável tal ato... é uma pena (...) baderneiros atrapalham... a polícia ficou ferida”. As poucas opiniões favoráveis ao Plano de Cargos e Salários da prefeitura são criticadas. Uma professora foi chamada de “infeliz”, “boçal” e “ridícula” por ter dito, na semana passada, que considerou a proposta vantajosa.

Impasse estadual

Deputados estaduais se empenham para tirar do impasse a situação dos professores da rede estadual, também em greve. Líderes de 11 partidos encaminharam ao vice Pezão pedido para que ele se reúna com a categoria. A oposição tenta obstruir as sessões, quer que a Assembleia Legislativa entre nas negociações.

Você pode gostar