Rio - Ao som do Cordão do Bola Preta e com bolo de quatro metros, cinco mil pessoas foram ao Cristo Redentor na manhã deste sábado, para comemorar os 82 anos do monumento. A festa também foi uma homenagem à Nossa Senhora de Aparecida, com bênçãos às crianças e missas na capela da Padroeira do Brasil.
O bolo, oferecido pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) é tradição há 15 anos, mas sempre com temas diferente. Segundo o presidente da entidade, Roberto Cury, a intenção da neste ano foi de menos violência nos protestos.
“Entendo as manifestações mas o vandalismo está acabando com o Centro do Rio. O comércio da nossa rua (referindo-se à Rua da Carioca) está sendo prejudicado com frequência”, disse Cury.
À frente do Santuário do Cristo, Padre Omar se surpreendeu com a participação do público. Uma fila de fiéis foi formada para participar da missa celebrada na Capela de Nossa Senhora. “O Cristo Redentor não é mais um mero ponto turístico. As pessoas sobem também para rezar”, declarou o padre, que nos últimos meses notou aumento de 30% de fiéis. “Nada melhor do que o aniversário do Cristo para repor as energias e aumentar a fé”, contou Maria do Carmo de Lima, 65 anos, que ontem levou a neta de 6 anos no ponto turístico.
Mais informações
Até o final deste mês, o local terá cinco totens digitais com informações sobre turismo e curiosidades do monumento. O primeiro foi inaugurado há dois dias e foi posto a prova do público. O conteúdo e as fotos renderam elogios à tecnologia, mas muitos visitantes criticaram a posição do aparelho contra o sol e falhas no sistema de toque na tela.