Por thiago.antunes
Riio - Nesta sexta-feira, 29 de novembro, será realizada mais uma Black Friday. Diante disso, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon, realizará operação para auxiliar aqueles que pretendem aproveitar as diversas promoções, tanto em lojas físicas quando em sites de comércio eletrônico. Segundo o órgão, o objetivo é coibir a 'maquiagem' de preços, evitando que se repita o que aconteceu na Black Friday de 2012, quando várias empresas aumentaram os preços de seus produtos às vésperas da promoção e no 'dia D' reduziram o valor, quando, na verdade, apenas voltaram ao preço original. Ou seja, o desconto foi fictício.
A Seprocon estabeleceu parcerias para monitorar os sites que participarão da Black Friday, comparando os preços que os produtos em ofertada tinham antes da promoção, para verificar se a promoção é, de fato, verdadeira. Os estabelecimentos que estiverem manipulando os valores dos produtos serão autuados e multados.
Publicidade
Equipes de fiscais do Procon estarão de prontidão para vistoriar durante a sexta-feira lojas participantes do evento a medida que surgirem denúncias ou que se identifique na internet casos de falsas promoções. Apresentando comprovações contra sites que tenham desrespeitado o Black Friday o departamento jurídico emitirá atos sancionátórios para autuá-los.

Publicidade