PM expulsa cabo que atirou em menor
Adolescente havia participado de sequestro-relâmpago na Barra da Tijuca
Rio - Flagrado por cinegrafista amador atirando na perna de um adolescente dominado e rendido, o cabo da Polícia Militar Maurício Fabiano Braga Pessoa foi expulso da corporação. O caso ocorreu em julho do ano passado, e o menor havia participado — junto com outros três homens — de um sequestro-relâmpago, na Barra da Tijuca. A decisão de excluir o praça da instituição foi publicada no boletim interno da PM na última terça-feira.
Maurício chegou a ser preso pelo crime, mas ganhou o direito de responder ao processo em liberdade por ter bons antecedentes. Na época, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, classificou o caso como ‘inadmissível’.
Publicidade
O cabo e outros quatro policiais que participaram da ocorrência foram submetidos a Conselho de Disciplina, mas os outros foram mantidos nos quadros da corporação. No processo, ele alegou que ‘não sabia se por instinto ou nervosismo efetuou o disparo’. Os policiais, lotados na ocasião no 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), perseguiram quatro criminosos acusados de sequestrar uma mulher na Avenida Lúcio Costa. Eles conseguiram prender o bando, incluindo, o menor.
Nas imagens da prisão feitas por cinegrafista amador, o adolescente aparece já detido pelo policial. No entanto, mesmo após a apreensão, o PM atira na perna do jovem. Durante o registro do caso na 16ª DP (Barra), os policiais justificaram que o menor foi ferido em tiroteio.
Publicidade