Por bianca.lobianco

Rio - A polícia cumpriu, na madrugada desta quarta-feira, mais quatro dos 11 mandados de prisões expedidos na noite de terça. Dos quatro detidos, dois são advogados. Eles teriam atuado no planejamento de resgate dos detidos que prestavam depoimento no Fórum de Bangu. Os envolvidos serão enquadrados pela morte do PM e do menino Kayo da Silva Costa, de 8 anos.

Os traficantes conhecidos como Piolho, Chocolate e Dalas, que já estavam presos, completam os sete mandados cumpridos. As vítimas morreram em decorrência da troca de tiros entre bandidos e traficantes em frente ao fórum, em outubro.

Amigos choram a morte do menino Kayo da Silva Costa, de 8 anosAlessandro Costa / Agência O Dia

Quatro homens ainda continuam foragidos. Segundo os PMs, Vanilson Venâncio Gomes, o Tida, e Marcos Vinicius Castro Ferreira, o Só Canela, fugiram de suas residências, em Anchieta, na Zona Norte, no momento em que a polícia chegou para cumprir os mandados. Jean Carlos Nascimento dos Santos, o Di Menor, também está foragido e seria cria do Morro do 18, na Água Santa, na Zona Norte. O quarto foragido não teve seu nome divulgado. Segundo o delegado da Divisão de Homicídios, Rivaldo Barbosa, todos possuem envolvimento com tráfico. Os presos também serão enquadrados nos crimes de tentativa de homicídio e facilitação de fuga.

A advogada presa é mulher do traficante Tida e estava presente no Fórum no dia do ocorrido. O outro advogado também estava no local. Segundo PMs, 20 minutos antes de ocorrer a tentativa de resgate, os dois saíram do Fórum e foram para um shopping center próximo ao local. 
Publicidade
Segundo o delegado da Divisão de Homicídios, Rivaldo Barbosa, "a investigação foi conduzida em duas partes. A primeira foi o planejamento da ação criminosa e a segunda foi a identificação dos executores". Barbosa também acrescentou que a investigação ainda terá um longo caminho pela frente e que haverá novas prisões e novos mandados a serem expedidos.
O tiroteio
Publicidade
O tiroteio começou quando um grupo de cerca de 10 criminosos tentou resgatar dois presos que participavam de audiência na 1ª Vara Criminal de Bangu. De acordo com as investigações, conforme O DIA publicou com exclusividade, os bandidos também queriam matar o juiz Alexandre Abrahão.
Imagens de câmeras de segurança do local mostraram quando três homens fortemente armados entraram no fórum e procuraram a carceragem para libertar o traficante Alexandre Bandeira de Melo, o Piolho, e Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate. Os demais bandidos davam cobertura em ruas próximas. Segundo a polícia, a ordem para o ataque seria de Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém. Na segunda-feira, a Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio decidiu transferir Piolho e Chocolate para presídios federais fora do Rio. O juiz Abrahão deixou o Fórum de Bangu.
Publicidade
Edição: Bianca Lobianco

Publicidade
Você pode gostar