Por camila.borges

Rio - O Ministério da Defesa anunciou por meio de nota que blindados da Marinha podem ser utilizados para reforçar as ações das forças policiais no Complexo da Maré, a partir desta quarta-feira. Ainda segundo o ministério, essa medida não significa que está começando a ser empregada a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no local.  "Para tanto, é necessária a publicação de autorização presidencial. As operações de GLO conferem aos militares condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante”, explicou a Defesa.

O ministro Celso Amorim, determinou ao comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, que “acione veículos blindados de transporte de pessoal e lanchas para apoio logístico à Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro”. 

De acordo com a Defesa, o Exército e a Aeronáutica também poderão ser chamados para prestar apoio nas ações no Complexo da Maré. Ficou determinado que os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, “fiquem em condições de alocar recursos logísticos à Marinha do Brasil, eventualmente necessários ao desenvolvimento das ações”.

Os militares das Forças Armadas poderão agir em missão de levantamento de área ou em serviços de inteligência, além de prestar apoio logístico. Para essas ações, não é preciso que a presidente Dilma Rousseff publique uma autorização.

Você pode gostar