Rio - O caso da remoção da Favela da Telerj, que trouxe o caos para diversos bairros do Rio nesta sexta-feira, ganhou repercussão no mundo. O Mail Online, por exemplo, frisou que "posseiros entraram em confronto com a polícia". O jornal também citou a violência dos PM's que usaram bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral para conter os invasores.
A BBC News falou que a desocupação "terminou com violentos confrontos e alguns feridos". Já o jornal americano The New York Times citou que o confronto entre policiais e posseiros aconteceu "há apenas dois meses da Copa do Mundo", além de destacar o alto custo de vida no Rio de Janeiro e a falta de investimentos na construção de novas moradias.
Reintegração de posse
Na última sexta-feira, a Polícia Militar deu início a reintegração de posse da "Favela da Telerj", terreno que pertence a Oi, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio. O terreno de 50 mil m² foi invadido por cerca de 5 mil pessoas no final do mês passado. No entanto, a desocupação que começou de forma pacífica, ficou tensa, com confronto entre PMs e moradores, que chegaram a colocar fogo no imóvel. Cerca de 1.600 homens da PM participam da operação.