Por paulo.gomes
Morto na noite de quinta-feira, o soldado da PM Dayvid Lopes Atanásio será sepultado nesta sexta, às 16h30, no Cemitério Memorial NickteroyReprodução

Rio - O soldado da Polícia Militar Dayvid Lopes Atanásio, de 25 anos, morto na noite de quinta-feira, em São Gonçalo, será sepultado nesta sexta, às 16h30, no Cemitério Memorial Nickteroy, também em São Gonçalo. O PM tinha saído da academia e parou na padaria do pai, na esquina da Rua Aimorés com a Avenida Padre Vieira, próximo a sua casa, por volta das 20h. Ao embarcar de volta no Honda, três homens pararam atrás em um outro veículo não identificado e começaram a atirar. Há pouco mais de dois anos na corporação, o soldado sequer teve tempo de reagir. Os bandidos fugiram levando a arma dele.

O policial ainda foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, mas não resistiu. Ele estava há dois meses no GTM, após trabalhar na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, e completaria três anos na corporação.

A Divisão de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNISGI) vai investigar as denúncias de que a morte do Deyvid Lopes faz parte de um plano de traficantes para exterminar PMs que moram na região.

Pelo WhatsApp do DIA (98762-8248), um leitor informa que um PM, amigo de Atanásio, contou que bandidos do Jardim Catarina teriam dado um prazo para que policiais militares que moram no bairro saíssem da região. Como a ordem não foi cumprido eles executaram o soldado.

Horas antes da execução do soldado Atanásio, um grupo de criminosos chegou a cercar a residência de um subtenente lotado no 7º BPM (São Gonçalo) que mora na localidade conhecida como Ipuca. O PM conseguiu ligar para o batalhão e pedir auxílio. Várias viaturas foram deslocadas com brevidade para o endereço e conseguiram chegar a tempo de resgatar o policial. Os traficantes fugiram.

Apontado pela polícia como integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e chefe do tráfico na região, Schumaker Antonácio do Rosário, o Schumacher, 30 anos, é denunciado por PMs como o responsável pelas ameaças de morte.

O carro onde estava o soldado da PM Dayvid Lopes Atanásio foi atingido por cerca de 30 tirosOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Condenado a mais de 29 anos de cadeia por homicídio e assalto a mão armada, Schumacher foi preso em agosto de 2003. Em outubro de 2013 ele recebeu o benefício de cumprir o restante de sua pena no regime semi-aberto e não voltou para a prisão. O grupo dele, intitulado “Bonde do Schumacher”, é acusado não somente de tráfico de drogas, mas também de cometer assaltos e diversos homicídios na região.

De acordo com o delegado adjunto da DH, Marcus Vinicius Amim, a principal linha de investigação da morte de Atanásio é a de execução. Uma testemunha, o tio e o pai do PM que o socorreram já foram ouvidos. A perícia constatou que cerca de 30 tiros de pistola e revólver calibre 38 atingiram o Honda preto, placa KVG-9780, do PM. Seis disparos acertaram o soldado no tórax e na cabeça.

"A perícia, a dinâmica do fato, os primeiros depoimentos e as primeiras investigações do nosso serviço de inteligência apontam para execução", decretou o delegado da DHNISGI. A polícia vai identificar e solicitar imagens de circuitos de segurança de residências e comércios da região que possam ajudar na identificação dos bandidos.

O delegado Marcus Vinícius Amim revelou que a construção de uma ponte ligando o Jardim Catarina ao Complexo do Salgueiro pode ter estreitado as relações e facilitou o trânsito de marginais das duas comunidades, que pertencem a mesma facção criminosa.

Você pode gostar