Por paloma.savedra

Rio - O ator Bento Ribeiro, filho do escritor João Ubaldo Ribeiro, usou o Twitter para agradecer aos seguidores pelas mensagens de apoio que têm recebido pela morte do pai. O ex-humorista da MTV também se despediu do pai na rede social: "Obrigado a todos pelas mensagens. Tchau, meu pai. Foi cedo, vai fazer muita falta", escreveu Bento. 

O velório do escritor, que morreu na madrugada desta sexta-feira, em sua residência no Leblon, na Zona Sul, vítima de embolia pulmonar, começou às 13h desta sexta-feira, na Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio. Anteriormente, a cerimônia estava marcada para as 11h, mas foi adiada a pedido da família.

Sétimo ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras, o imortal e acadêmico escreveu mais de 20 livros, publicados em 16 países.

Amigos e parentes se despedem do acadêmico na ABL

ABL perde um grande prosador, diz filólogo Evanildo Bechara

O acadêmico e filólogo Evanildo Bechara comentou - bastante abatido - a morte do amigo e colega de Academia Brasileira de Letras (ABL), João Ubaldo Ribeiro. Bechara disse que depois da ABL se recuperar da morte do acadêmico Ivan Junqueira, morto recentemente, e de comemorarar na noite passada, o aniversário de 117 anos da instituição, recebeu hoje a triste notícia da morte de João Ubaldo Ribeiro.

Autor de clássicos, como 'Sargento Getúlio' e 'Viva o povo brasileiro', o escritor João Ubaldo Ribeiro era torcedor do Vasco e foi homenageado pelo clube em 2012Divulgação

"A ABL que procura ser uma reunião dos grandes expoentes da literatura brasileira acaba de sofrer um golpe rude com a morte de João Ubaldo. Ele era talvez a nossa maior expressão na prosa. Homem que tem livros que vão ficar durante muito tempo como representativos da moderna literatura brasileira. Um homem culto. Não somente um grande prosador, um grande cronista, mas também grande conhecedor das coisas. Um homem de uma grande cultura geral que espargia nos seus artigos. Um homem que representava muito bem o Brasil dentro e fora das suas fronteiras. De modo que a Academia Brasileira de Letras se sente profundamente de luto depois dessas duas tão grandes perdas em tão pouco espaço".

Confira fotos do acadêmico

Escritor deixa clássicos

Nascido em Itaparica, na Bahia, João Ubaldo é autor de diversos clássicos da literatura brasileira, como "Sargento Getúlio", "O Sorriso do Lagarto", "A Casa dos Budas Ditosos" e "Viva o Povo Brasileiro", entre outros. Em 2008, o escritor conquistou o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Portugal e do Brasil, para autores que contribuem para o enriquecimento da língua portuguesa.

O escritor também venceu, por duas vezes, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Em 1972, conquistou o Jabuti de Melhor Autor, por "Sargento Getúlio". Em 1984, venceu na categoria Melhor Romance, por "Viva o Povo Brasileiro".

João Ubaldo se formou em bacharel de Direito, em 1962, mas nunca exerceu a profissão. Ele foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador, além de jornalista. Seu primeiro livro foi "Setembro não Tem Sentido", lançado em 1968.

Em 1993, entrou para a Academia Brasileira de Letras, sucedendo Carlos Castello Branco. O corpo do escritor, que era casado e tinha quatro filhos, deve chegar por volta das 10h na ABL, onde será velado, e o sepultamento será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul.

Você pode gostar