Por felipe.martins

Rio - Após se certificar que as obras dos túneis do metrô entre a Gávea e São Conrado estão em dia, o governador Luiz Fernando Pezão, disse que os testes da nova rota, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca, deverão ocorrer a partir de abril de 2016. A ideia é que o sistema esteja pronto para as Olimpíadas.

Ele visitou as obras nesta sexta-feira e pôde verificar o avanço dos trabalhos. Um trecho dos túneis, com 1,2 quilômetro, já ganhou trilhos, e o mezanino da futura de São Conrado está em fase final de construção. Algumas paredes estão até azulejadas. Além disso, salas de controle já foram erguidas e instalações hidráulicas e elétricas e os banheiros do terminal estão em fase de acabamento.

Em meio ao discurso, Pezão disse que conferiu o andamento das obras com surpresa. “Fico impressionado cada vez que venho aqui. Temos 9 quilômetros prontos de túnel e só faltam mais dois. E vamos em frente, com toda a ajuda desses 9 mil trabalhadores”, contou.

Após a conclusão, o bitúnel será o maior entre estações metroviárias escavado em rochas em todo o mundo. Dos 1.100 dormentes do trilhos previstos para o trecho do bitúnel, 133 já foram instalados, no trecho São Conrado—Gávea. Na via, o trabalho está previsto para ser concluído ainda no início de 2015 e, em seguida, as intervenções ocorrerão no sentido contrário.

O governador Luiz Fernando Pezão vistoriou ontem os túneis que ligarão as estações da Gávea e de São Conrado%2C na Linha 4 do metrô. Ele aprovou o andamento das obrasFernando Souza

A estimativa é de que a Linha 4 transporte mais de 300 mil pessoas por dia e que as estações Jardim Oceânico, na Barra, e São Conrado, terão o fluxo diário, respectivamente, de 91 mil e 61 mil pessoas. A ligação entre as estações finais deverá ser feita em apenas 15 minutos.
Com o empreendimento, a expectativa é de que sejam retirados 2 mil veículos das ruas nas horas do rush.

Além das estações ligadas pelo bitúnel, haverá outras na Praça Antero de Quental e no Jardim de Alah, no Leblon, e na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Todos os meses há visitas guiadas aos túneis, sempre no último domingo do mês. As inscrições devem ser feitas na Estação Interativa do Jardim de Alah (Av. Epitácio Pessoa, 365, Portão 8 ) ou pelo telefone 2134-3805.

Próximas paradas: Recreio, Humaitá e Lapa

O governador afirmou ontem, durante a visita às obras dos túneis e da Estação de São Conrado, que os estudos para a expansão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes já estão sendo feitos. Além disso, Pezão confirmou que a proposta é estender o metrô até a Praça 15, o Méier e Madureira. “Temos que investir neste sistema”, ressaltou o governador do Rio.

Segundo ele, nos próximos dias, o governo estadual abre uma licitação para a expansão no trecho entre a Gávea e o Largo da Carioca. O edital prevê a contratação de uma empresa para elaboração de um projeto completo para esta ampliação. Estudos de impacto ambiental também constarão do planejamento que está sendo licitado pelo governo.

O valor estimado para este estudo é de R$ 35,1 milhões, e já foi liberado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) desde o dia 15. A rota da nova linha passaria pelo Humaitá, por Laranjeiras, pela Lapa, até chegar ao Largo da Carioca.

Vistoria em casas no Joá

Fiscais da GeoRio vão se reunir no domingo, às 9h, na antiga Ilha dos Pescadores, com moradores do Joá, para dar explicações sobre a vistoria cautelar que será feita em 350 casas da região. Todas estão numa área que pode sofrer abalos por causa de explosões de rochas que vão ocorrer com a ampliação do Elevado do Joá.

A estrutura será ampliada e terá dois novos túneis, paralelos aos já existentes. Ela terá duplicação das pistas e uma ciclovia. A obra está orçada em R$ 458 milhões. O prazo para concluir a obra é de dois anos.

Você pode gostar