Por paloma.savedra

Rio - A Polícia Civil desmantelou, na manhã desta terça-feira, parte de uma quadrilha de traficantes que atuava no Morro da Formiga, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Segundo o delegado titular da 19ª DP (Tijuca), Deoclécio Assis, o bando tentava manter o controle do território, mesmo com a instalação da UPP na comunidade, em 2010. Com a presença da polícia, os bandidos passaram a usar outros meios e a extorquir mototaxistas. 

A operação foi realizada nesta manhã, para cumprir 36 mandados de prisão, três de busca e apreensão de menores e mais 30 mandados de busca domiciliar, na comunidade. Ao todo, 25 pessoas foram presas. Dez já estavam presas, 13 em cumprimento de prisão e dois em flagrante, sendo que um é menor (ele foi apreendido). Os dois líderes do grupo ainda estão foragidos

Durante operação, policiais cumpriram 13 mandados de prisão; um homem foi preso em flagrante e um menor apreendidoFabio Gonçalves / Agência O Dia

"Era um grupo armado e bem estruturado, e que perdeu espaço com a UPP, mas não queriam perder o território. Assim, eles começaram a extorquir mototáxista", relatou o delegado.

Ainda de acordo com Deoclécio, as investigações começaram em 2012, quando foi possível acompanhar os passos da quadrilha: "Com as 25 prisões, acusamos uma grande baixa nesta quadrilha, que tem dois líderes ainda foragidos: Paulo Cesar Souza dos Santos, o Paulo Muleta, e Alexandre dos Santos de Oliveira, o Corujito. Eles deixaram a comunidade da Formiga antes da pacificação em 2010 e migraram para o Complexo do Lins e depois fugiram para outras comunidades", declarou.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.

Você pode gostar