Por thiago.antunes

Rio - A presidenta Dilma Rousseff virá ao Rio nesta quinta-feira, em seu primeiro ato de campanha visando à reeleição. Pela manhã, o destino será Angra dos Reis, no sul do estado. À tarde, visita às obras do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. À noite, o compromisso mais importante: um jantar na Baixada Fluminense organizado pelo vice-prefeito do Rio e coordenador de sua campanha, Adilson Pires, com o governador Luiz Fernando Pezão e prefeitos de todo o estado.

O evento havia sido cobrado pela própria presidenta após a realização do ‘Aezão’, organizado pela cúpula do PMDB de Pezão em apoio à candidatura de Aécio Neves para a Presidência da República. Na ocasião, o ato reuniu 60 dos 92 prefeitos fluminenses. De acordo com os organizadores, o evento de amanhã deverá reunir pelo menos 55 prefeitos.

Para conter ‘Aezão’%2C Dilma busca apoio de prefeitos da Baixada. É o primeira agenda pública da presidenta no Rio como candidata Fernando Souza / Agência O Dia

Adversários de Luiz Fernando Pezão na eleição estadual, Anthony Garotinho (PR) e, sobretudo, o petista Lindberg Farias, tentaram evitar que o jantar representasse o apoio da presidenta à reeleição de Pezão. Os esforços, no entanto, foram em vão, para desgosto do candidato do PT. “A presidenta tem o apoio institucional tanto do governador Pezão quanto do prefeito Eduardo Paes. Esperamos, no entanto, que ela venha participar da campanha do Lindberg também”, disse, resignado, o deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ).

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, que também está ajudando a organizar o encontro juntamente com Rodrigo Neves (PT), prefeito de Niterói, estava otimista em relação ao sucesso do evento. “Será um ato onde a presidenta Dilma irá apresentar aos prefeitos suas realizações no estado e suas propostas para os próximos quatro anos. As cidades que estarão representadas têm, juntas, cerca de 80% do eleitorado do Estado do Rio. É um número bastante expressivo”, estimou o prefeito Alexandre Cardoso.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, não participará do encontro na Baixada Fluminense. Ele se encontrará com a presidenta Dilma Rousseff apenas na agenda da tarde de quinta. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a presidenta Dilma visitará as obras da Vila dos Atletas e descerá no canteiro de obras do Parque Olímpico para ver de perto algumas instalações que já estão com as obras adiantadas. Depois, seguirá para a Baixada.

Garotinho diz que fará campanha ao lado da petista na próxima semana

O deputado federal e candidato ao governo do estado Anthony Garotinho (PR) disse, no início da noite desta quinta, não se incomodar com o ato de campanha da presidenta Dilma Rousseff ao lado do governador Luiz Fernando Pezão. Segundo os organizadores da campanha do deputado, o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Relações Institucionais, garantiu que a presidenta voltará ao Rio na próxima semana para participar da agenda de campanha de Anthony Garotinho.

De acordo com o deputado, o evento ao lado da presidenta será realizado na capital ou em Nova Iguaçu, onde foram construídas 1.500 residências durante seu mandato na localidade conhecida como Lagoinha. “Temos projetos parecidos. Eu fiz o Morar Feliz, e ela, o Minha Casa, Minha Vida. Quero mostrar para a Dilma o que a gente fez pelo Rio de Janeiro”, disse Garotinho.

Segundo assessores do deputado, o ministro Ricardo Berzoini teria dito aos representantes do PR que Dilma está acertando os últimos detalhes para participar também dos atos de campanha de Lindberg Farias e Marcelo Crivella. Garotinho informou, também, que entrou ontem com uma ação contra o Ministério Público, que pediu a cassação da sua candidatura. “Foi uma palhaçada. Uma medida eleitoreira. Já fui julgado por isso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e absolvido”, disse o deputado.

Colaborou Eugênia Lopes

Você pode gostar