Por felipe.martins

Rio - Os policiais militares Vinicius Lima Vieira e Fábio Magalhães Ferreira deixaram a Divisão de Homicídios (DH) da Capital, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, sem prestar depoimento nesta terça-feira. Os dois PMs requisitaram formalmente à delegacia o pedido para serem ouvidos na sexta-feira quando, segundo eles, vão ter tempo hábil para consultar os advogados. O titular da DH, Rivaldo Barbosa, aceitou o pedido dos acusados.

Os policiais chegaram à delegacia algemados um ao outro na caçamba da viatura do 5º BPM, mas ao deixarem a DH, entraram no carro da PM sem as algemas e permaneceram sentados no banco de trás do veículo.

De acordo com a PM, A avaliação da equipe que conduziu os policiais para o depoimento foi a de que as algemas deveriam ser utilizadas para evitar qualquer risco durante o trajeto. Na volta, no entanto, a utilização foi dispensada conforme Súmula Vinculante número 11 do Supremo Tribunal Federal.

Para a quarta-feira, está agendado o depoimento de um guarda municipal que ajudou a apreender os menores levados pelos PMs ao Morro do Sumaré. Ainda nesta terça-feira estão sendo realizadas diligências pela equipe da Divisão de Homicídios em busca de novas informações que ajudem a elucidar o caso. 

O vídeo que mostra uma viatura da PM levando os três adolescentes a um penhasco no alto do Morro do Sumaré, onde um deles apareceu morto cinco dias depois, levou a polícia a suspeitar que haja outras ossadas na área. Agentes da DH vasculharão, nos próximos dias, a região onde foi abandonado o corpo de Mateus Alves dos Santos, 14 anos, para tentar achar outras vítimas.

“Vamos fazer uma varredura, para tentar achar ossadas. Mas o mais importante é acharmos o outro garoto desaparecido”, explicou o delegado Rivaldo Barbosa, responsável pela investigação. As imagens, registradas por duas câmeras instaladas na viatura do 5º BPM (Praça da Harmonia), foram obtidas pelo ‘Fantástico’, da TV Globo.

O garoto morreu ao ser baleado na cabeça. Um adolescente de 15 anos levou um tiro no joelho e outro nas costas. Ele se fingiu de morto para escapar. Outro jovem acabou liberado pelos policiais e agora está sendo procurado pela polícia para depor.

Os PMs estão presos preventivamente na Unidade Prisional (antigo BEP), acusados por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e tentativa de homicídio qualificado. O vídeo feito pela viatura mostra quando o cabo Lima para o carro, às 9h31, para que o cabo Magalhães saia da viatura, com um fuzil.

Depois da captura de dois suspeitos e de outro adolescente, levado na viatura porque estava olhando a cena, Lima faz uma proposta ao colega de farda: “Vamos lá para cima?”. Magalhães concorda, com surpreendente naturalidade: “Descarregar a arma um pouquinho”, diz. O colega dele, então, sentencia: “Jogar (os corpos) lá de cima”. “Infelizmente, temos policiais ruins, ligados ao crime, verdadeiros bandidos. Mas a polícia que praticou essa barbárie foi a polícia que os prendeu”, disse, na segunda-feira, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Você pode gostar