Por thiago.antunes

Rio - O Portal dos Procurados lançou, nesta quinta-feira, cartaz com recompensa de R$ 1 mil reais, por cada, por informações que levem a prisão dos líderes do tráfico de drogas, do Morro dos Prazeres, em Santa Tereza, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2013, ocorreu uma operação comandada por promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) com o apoio do Comando de Operações Especiais da PM, onde seis pessoas envolvidas com o tráfico de drogas no Morro dos Prazeres foram presas. A ação buscou cumprir mandados de prisão e 12 de busca e apreensão na região.

Após a operação, ainda se encontram foragidos, Diogo dos Santos Barbosa; Israel de Souza da Silva, conhecido como Shaik ou Rael, responsável, entre outras funções, pelo abastecimento de algumas bocas de fumo do Morro dos Prazeres, bem como pela venda das drogas na comunidade, e Brulaine Silva dos Santos, a Brulaine, que é uma das líderes da quadrilha e chegou a participar do documentário "Morro dos Prazeres". Segundo relatos ela seria uma espécie de “filha” do traficante Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, My Thor, que está preso desde 2000, e foi condenado a 19 anos de prisão em regime fechado.

Trio é acusado de comandar o tráfico no Morro dos PrazeresDivulgação

As investigações do GAECO começaram a partir de vídeos registrados, com uma câmera instalada nas proximidades da UPP da comunidade. Nas imagens, é possível ver traficantes vendendo drogas como maconha, haxixe, cocaína, crack e comprimidos de Ecstasy na boca de fumo conhecida como “Beco do Agnaldo”. Numa das filmagens feitas durante as investigações do caso e que são provas do processo, Israel de Souza Silva aparece de bermuda listrada e camiseta cinza, com um saco azul nas mãos. De acordo com as investigações, havia drogas na sacola carregada por ele.

Os acusados foram identificados pela Polícia Militar após a comparação das imagens captadas com as fotografias cadastradas no Portal de Segurança do Estado/RJ, resultando na confirmação da identidade dos denunciados. Ainda segundo informações, os pontos de drogas da localidade faturavam até R$ 8 mil por dia. O grupo agia de forma discreta, sem ostentar armas. As drogas eram vendidas dentro de sacos plásticos para que não se levantassem suspeitas. Eles costumavam usar adolescentes, pratica esta usada em vários pontos de drogas do Rio de Janeiro, como mão de obra preferencial da quadrilha, por não ficarem muito tempo apreendidos e assim retornarem logo ao crime.

Réu no processo onde é acusado dos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, Israel de Souza da Silva, conseguiu fugir no último dia 9 de junho do fórum, no Centro do Rio, durante uma audiência. Ele resolveu aparecer na primeira sessão do caso, mesmo tendo um mandado de prisão preventiva contra ele para ser cumprido.

Após conversar com a defensora pública que o representava, Israel pediu para ir ao banheiro e não voltou mais, para sala de audiência no Fórum. Ele saiu pela escada de emergência do prédio, Ao perceberem a que o réu tinha escapado os policiais militares do Tribunal de Justiça (TJ) ainda tentaram correr para capturá-lo, mas ele já tinha fugido. Após a audiência do dia 9, o Judiciário resolveu desmembrar o processo para Israel, Diogo e Brulaine, réus que ainda estão foragidos.

Quem tiver alguma informação a respeito da localização dos procurados, pode enviar mensagens de texto, fotos ou vídeos para o WhatsApp do Portal dos Procurados (21) 96802-1650, ou também pode ligar para o Disque-Denúncia (21) 2253-1177. Em ambos o anonimato é garantido. Denuncie a localização de criminosos e ajude a manter a Paz no Rio.

Você pode gostar