Procon autua e multa 26 agências bancárias em Copacabana

Apenas este mês a Operação Tio Patinhas já autuou ao todo 106 agências bancárias

Por thiago.antunes

Rio - Fiscais do Procon Estadual vistoriaram, nesta segunda-feira, agências bancárias em nova etapa da Operação Tio Patinhas, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Ao todo, 26 agências - das 28 fiscalizadas - foram autuadas, serão multadas e têm o prazo de 15 dias para solucionar o problema de privacidade nos caixas. Até agora, nas ações da operação realizadas este mês, a autarquia já autuou 106 agências bancárias no total.

Além de não encontrar em nenhuma das agências as divisórias de privacidade obrigatórias pela Lei Estadual 4.758/2006, a fiscalização flagrou em cinco agências – duas do Banco Brasil, duas do Santander e uma do Itaú – o desrespeito à Lei Municipal 4.943/2008, que obriga as agências bancárias que possuem portas com dispositivo de travamento eletrônico disponibilizarem guarda-volumes na área que as antecedem.

Fiscais autuaram e multaram agências em CopacabanaDivulgação

A Lei Municipal 5.254/2011, que define o controle de atendimento por meio de senha, continua a ser desrespeitada, principalmente pelas agências do Banco Itaú. Nove das dez agências que apresentaram essa irregularidade na ação de hoje eram do Itaú.

Os fiscais não encontraram irregularidades em duas agências do HSBC: uma localizada na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 583, e a outra no número 1.246 da mesma via.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia