Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio, por meio da Defesa Civil, vai notificar o proprietário do prédio do extinto jornal ‘Tribuna da Imprensa’ para que sejam feitas reformas no local. Após reportagem publicada, quarta-feira, no DIA sobre o abandono do edifício histórico, uma equipe de engenheiros do órgão vistoriou o imóvel, localizado na Rua do Lavradio nº 98, na Lapa, para verificar as condições da estrutura do prédio.

Mesmo sem risco de desabar%2C edifício do antigo jornal%2C na Lapa%2C apresenta sinais de deterioração na fachadaPaulo Araújo / Agência O Dia

Na inspeção, técnicos constataram que não há indício de risco iminente de desabamento. O imóvel, no entanto, está em mau estado de conservação e necessita de obras de recuperação, que são de responsabilidade do proprietário. De acordo com a Defesa Civil, a documentação referente à vistoria será encaminhada para os órgãos competente para que sejam tomadas providências. Apesar de sua importância histórica, o O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade informou que a edificação não é tombada.

O imóvel que, por seis décadas, abrigou o jornal fundado por Carlos Lacerda, é protegido pela Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) do Centro. Desde 1962, o jornal pertence ao jornalista Hélio Fernandes que o mantém na versão online. Procurado, ele não quis comentar o assunto.

Você pode gostar