Por thiago.antunes

Rio - Fiscais do Procon Estadual, ligados à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) - vistoriaram 17 agências dos bairros de Vila Isabel e do Grajaú. Todas foram autuadas, serão multadas, e agora têm prazo de 15 dias para solucionar os problema identificados pelos agentes ou serão interditadas. Apenas uma agência das que foram fiscalizadas possui divisória de privacidade no atendimento ao cliente no caixa. Nas ações da Operação Tio Patinhas realizadas este mês, o Procon Estadual já autuou, ao todo, 176 agências bancárias.

Fiscais autuaram agências durante operação Tio PatinhasDivulgação

Das agências vistoriadas, 11 foram autuadas por desrespeitar o mínimo de quinze assentos para quem está aguardado pelo atendimento. Além disso, apenas quatro agências obedeciam a Lei Estadual 6.503/2013, que obriga os estabelecimentos bancários dotados de porta com detector de metais a disponibilizarem guarda-volumes de forma gratuita a seus clientes e usuários.

As cinco agências do banco Itaú fiscalizadas nesta quinta-feira apresentaram problemas relativos à distribuição de senhas para atendimento. Apenas a agência localizada na Boulevard 28 de Setembro, 293, possuía o controle do atendimento por meio de senha, porém não oferecia senhas prioritárias para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e portadores de necessidades especiais, como obriga a Lei Municipal n° 5.254/2011. A agência do Bradesco, localizada na Rua Barão de Mesquita, 1079, também não distribuía senhas de atendimento para os clientes.

Você pode gostar