Por paloma.savedra

Rio - Foi dada a largada para as inscrições do voluntariado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Desde o primeiro minuto desta quinta-feira, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) abriu a candidatura on-line para 70 mil pessoas que pretendem trabalhar no evento esportivo. Até agora, já são 10 mil inscritos. E na corrida pela vaga de voluntário na Rio 2016, um grupo de russos acelerou: as 200 primeiras inscrições foram feitas por eles, que, segundo o COB, já estavam de prontidão. Australianos e irlandeses também registram bons números de inscrições, além dos brasileiros.

Presidente do COB%2C Nuzman posa ao lado de atletas e voluntários dos Jogos Olímpicos e ParaolímpicosFabio Gonçalves / Agência O Dia

As informações foram divulgadas nesta manhã, em coletiva realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. De acordo com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, será feito um cadastro de 300 mil pessoas. Desse total, 70 mil serão avaliadas e escolhidas para trabalhar nos jogos em 2016. As inscrições vão até o dia 15 de novembro.

"Não se realizam Jogos Olímpicos sem voluntariado. Eles são a alma da festa e compõem esse espetáculo tanto quanto os atletas", declarou Nuzman, que ressaltou que as inscrições começaram hoje, por ser celebrado o Dia do Voluntariado.

Para o voluntariado há diversas funções, desde as operacionais, até a função de tradutores de línguas estrangeiras e funções administrativas. A exigência: ter 18 anos até fevereiro de 2016 e também pelo menos 10 dias à disposição dos jogos.

A passagem do voluntário que não morar no Rio é custeada por ele, bem como a hospedagem. Já o traslado e alimentação durante o período de trabalho serão custeadas pelo comitê. Os interessados podem se inscrever pelo site, nas Faetecs do Rio e nas Naves do Conhecimento.

Você pode gostar