Rio - De olho na poluição visual da cidade, a Secretaria Municipal de Conservação entrou num acordo com as empresas de telefonia para que as antenas de telefones celulares e dados, além das caixas de estação fixa, fiquem ‘escondidas’ nas ruas. E, para colocar essa medida em prática, foram pensadas ideias de acordo com urbanização de diferentes bairros. O objetivo é ‘limpar’ a rede área da capital.

No acesso ao Pão de Açúcar, que tem um poste com um emaranhado de fios, será colocado um coqueiro artificial, para esconder as caixas de fiação. No alto da árvore, ficará a antena de telecomunicação. Próximo ao Clube Caiçaras, na Lagoa, todo aparato de telecomunicação do poste vai ficar sendo regulado por um elevador. Quando for necessário fazer reparos, será levantada a caixa com um dispositivo.
“Não podemos atrapalhar a tecnologia, a emissão de sinais para celular, internet, mas também não tem como permitir que a cidade, que tem sua paisagem tombada, fique com caixas, fios e antenas pendurados de sem nenhuma padronização”, afirmou o secretário de Conservação, Marcus Belchior Corrêa Bento .
Somente uma única operadora de telefonia já acordou com a prefeitura que vai instalar 80 novos postes, inclusive nas zonas Norte e Centro, na cidade com um novo padrão urbanístico. A rede de comunicação ficará em caixas que serão inseridas dentro dos postes. Todo investimento será feito pela iniciativa privada.