Avenida Rio Branco volta a ter um só sentido neste sábado

Três faixas da via fecham para a instalação do VLT e itinerários de 53 linhas de ônibus mudam. Táxis não podem mais passar pela avenida e ganham novas paradas

Por thiago.antunes

Rio - A partir deste sábado, uma nova fase das mudanças no trânsito do Centro vai alterar a rotina de muitos cariocas. As 53 linhas de ônibus que seguem pela Avenida Rio Branco, no sentido do Aterro para a Candelária, passam a circular pela Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março. A mudança é por conta da interdição de três faixas de rolamento da Rio Branco, necessária para as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Já as linhas municipais que percorrem a via na direção da Candelária para a Cinelândia) continuarão sem alterações, com paradas nos mesmos pontos BRS.

Clique na imagem para ampliar o infográficoArte%3A O Dia

Com as alterações, a Rio Branco funcionará somente com duas pistas, em sentido único, da Presidente Vargas para a Beira-Mar, e terá restrição aos demais tipos de veículos, de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h e aos sábados, das 5h às 15h. A circulação de táxis nos horários exclusivos não será permitida. Os taxistas terão vagas disponíveis na Praça Mahatma Ghandi (entre a Rua Senador Dantas e Praça Floriano Peixoto); na Santa Luzia; na Araújo Porto Alegre e na Almirante Barroso (ambas entre Rio Branco e México); na Assembleia (entre Rua Rodrigo e Silva e Rio Branco) e dois pontos na Rua Buenos Aires: entre Quitanda e Rio Branco e entre Rio Branco e Rua Miguel Couto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a primeira semana será educativa para que os motoristas de táxis e usuários entendam o novo sistema e não haverá multas. Fora dos horários de restrição, o acesso de todos os veículos é livre. Durante o horário da circulação exclusiva dos ônibus, a exceção será apenas para os cruzamentos da avenida Rio Branco.

Como parte das mudanças, o ponto de ônibus da Rua Primeiro de Março, próximo à Praça 15, será reativado. Os demais da Avenida Presidente Antônio Carlos foram reconfigurados. As linhas com destino ao Terminal Menezes Cortes e as que circulam na pista lateral da Antônio Carlos e na Primeiro de Março não terão os itinerários alterados.

A secretaria acrescentou que está sendo feita uma divulgação intensificada das mudanças entre os motoristas de táxis, com folhetos explicativos, com mapas para auxiliá-los na localização das vagas. Além disso, passageiros de ônibus também estão recendo folhetos informativos sobre as mudanças.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia