Por felipe.martins, felipe.martins
Rio -  A Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, que já se tornou um dos símbolos do Rio de Janeiro, ganhará vida às 20 horas de hoje, quando as 3,1 milhões de lâmpadas e 120 quilômetros de mangueiras luminosas forem acesas para deslumbrar as milhares de pessoas aguardadas para a festa de inauguração. Com 542 toneladas e 85 metros de altura — corresponde a um prédio de 28 andares —, a árvore está no Guiness Book e é um dos marcos do início das comemorações de fim de ano na cidade.
O tema da 19ª edição da Árvore da Bradesco Seguros é ‘Um Natal de Luzes’. Idealizado pelo cenógrafo Abel Gomes, o espetáculo visual irá retratar as luzes imprescindíveis à vida: o brilho das estrelas, que remetem aos sonhos; a luz do sol, que dá energia aos seres; o esplendor do luar; e as luzes de Natal, que alumbram os lares e fazem renascer o espírito natalino.

Além de um show com fogos de artifícios, o público poderá desfrutar de apresentações de artistas como Simone, Família Lima, coral da Fundação Bradesco e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Cerca de 200 mil pessoas são aguardadas para a festa de inauguração, e a expectativa de visitação é de 80 mil pessoas por dia até 6 de janeiro, quando o aparato será desmontado. Para evitar transtornos no trânsito da Zona Sul, que já costuma ser complicado normalmente em fins de semana, será estimulado o uso do transporte público.

Diversas equipes de profissionais participaram dos últimos testes de luzes da Árvore de Natal da Lagoa%2C realizados na noite de ontem.João Laet / Agência O Dia

Das 18h às 23h de hoje, o MetrôRio vai disponibilizar ônibus exclusivos para levar os usuários à Lagoa. Segundo a empresa, os ônibus exclusivos da linha metrô na superfície sairão da Estação Ipanema/General Osório e farão o trajeto até a Lagoa Rodrigo de Freitas, com intervalos entre sete e dez minutos. O mesmo acontece amanhã, entre às18h e às 22h.

Publicidade
Ao comprar o bilhete nas estações, o cliente deve informar que utilizará o Metrô Na Superfície para receber o cartão que dá direito o embarque nos ônibus. A partir de segunda-feira, os usuários podem continuar utilizando o metrô para visitar a Árvore, desembarcando na Estação Cantagalo e caminhando cerca de 15 minutos até o local.

Transporte público deve ser a opção
Publicidade
A prefeitura montou um esquema especial de trânsito para amanhã, nos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas e nas principais vias de acesso: Rua Humaitá, Túnel Rebouças, Rua Mario Ribeiro, Túnel Acústico e Túnel Zuzu Angel. Pelo menos 120 agentes e 70 controladores de tráfego estarão a postos para orientar motoristas e pedestres e manter a fluidez do trânsito. Painéis de mensagens variáveis informarão as condições do tráfego nas vias do entorno.
Com o objetivo de evitar congestionamentos, o estacionamento será proibido em todo o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para atender o público, mais de 30 linhas de ônibus passarão pela área do evento, vindo de todas as regiões da cidade.
Publicidade
O melhor é não teimar em ir de carro, porque a Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área e no entorno do evento. Os veículos estacionados irregularmente serão multados e removidos para os depósitos públicos municipais.
Publicidade