Por paulo.lima

Rio - Com a confirmação do deputado Paulo Melo, do PMDB, para a Secretaria de Governo, o governador Luiz Fernando Pezão acomodou o aliado, que, desde o fim das eleições, tem sido preterido dentro da sigla por não ter aderido ao ‘Aezão’. Na disputa de forças dentro do partido, no entanto, Melo não foi o único contemplado no fim de semana. Presidente regional da legenda, Jorge Picciani, que lhe tirou a presidência da Alerj, emplacou o deputado Bernardo Rossi na Secretaria de Habitação.

Paulo Melo foi nomeado novo secretário de Governo de PezãoErnesto Carriço / Agência O Dia

No sábado, Picciani já conseguira a vitória de ter um “técnico”, Antonio Neto, indicado para a Educação, onde mantém controle sobre o segundo escalão. Entra ainda na cota de Picciani, o futuro secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, resultado de uma quebra de braço com o prefeito Eduardo Paes, que deu ao filho mais novo de Picciani, Rafael, a mesma pasta no município: a de Transportes.

Jorge Picciani quer também um de seus aliados na vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o deputado Domingos Brazão, de quem recebeu apoio para a presidência da Alerj, justamente contra Paulo Melo — que garante se manter na disputa pelo tribunal.

Ontem, Pezão conseguiu atender a demanda de outro aliado: abrir vaga na Alerj para Gerson Bergher, que não conseguiu voto para se eleger em outubro e ficou com a primeira suplência da coligação PSDB-PPS. Para isso, articulou-se acordo para que o deputado José Luiz Nanci (PPS) tenha o apoio do PMDB de Pezão na candidatura à Prefeitura de São Gonçalo, em 2016. Nanci ficará na Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

À tarde, como adiantou o Informe do Dia no Dia Online, o deputado federal Arolde de Oliveira (PSD) foi confirmado para a Secretaria do Trabalho. Com isso, são 17 os anunciados das 25 secretarias atuais. Nesta semana, Pezão completará os nomes do seu secretariado no segundo mandato. Todos assumem em 1º de janeiro.

No sábado, o ex prefeito de Barra do Piraí José Luiz Anchiete foi nomeado titular da Scretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e Christino Áureo foi anunciado de volta como secretário de Agricultura e Pecuária.

Cidinha Campos retirou um tumor
Publicidade
A deputada Cidinha Campos (PDT), anunciada esta semana pelo governador Pezão como futura secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, revelou ontem que retirou um pequeno tumor maligno na mama.
Eu sua página no Facebook, a parlamentar diz que fez a cirurgia na quinta-feira e que resolveu compartilhar a informação para alertar a todas as mulheres sobre o câncer de mama. “Graças ao fato de fazer todos os anos minha mamografia, descobri esse câncer bem no seu início”, afirmou.
Publicidade
A deputada informou ainda que não precisará fazer quimioterapia, mas vai se submeter a sessões de radioterapia. Ela disse que , apesar do “susto”, se recupera bem.
Cidinha lembrou que uma lei sua autoria, de 1999, obriga todos os hospitais públicos do Rio a terem mamógrafos, mas ainda não é cumprida no estado.
Publicidade
Paes ‘lança’ Pedro Paulo
O pontapé inicial para a campanha de rua à sucessão de Eduardo Paes, em 2016, foi dado ontem. Na cerimônia de entrega de parte das obras do Programa Morar Carioca, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Paes “apresentou” aos moradores o deputado federal Pedro Paulo (PMDB), como “o futuro prefeito do Rio”. Paes classificou ainda o candidato a sucessor como “uma espécie de primeiro-ministro” do seu governo. “(Ele) tocava as coisas junto com a gente”, explicou. Pedro Paulo se afastou, no início do ano, da Casa Civil para se reeleger na Câmara. Agora, deve se licenciar para voltar ao posto no Rio.
Publicidade
Na cerimônia, o prefeito voltou a falar sobre aumento das tarifas de ônibus municipais e afirmou que o reajuste deve ocorrer dia 2 de janeiro. O novo valor não foi revelado.
Colaborou Leandro Souto Maior
Publicidade
Você pode gostar