Rio - O corpo de Alex Schomaker Bastos, de 23 anos, aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi cremado neste sábado. O estudante foi assassinado com quatro tiros durante uma tentativa de assalto na Rua General Severiano, em frente ao campus da UFRJ, em Botafogo, Zona Sul do Rio, na noite desta quinta-feira.
Cerca de 100 pessoas compareceram ao velório do jovem. Sob aplausos, o corpo do estudante deixou a capela do cemitério, por volta das 11h10, para a cerimônia de cremação, no Memorial do Carmo. A mãe de Alex, Mausy Schomaker, convocou os presentes para uma manifestação pela paz que vai acontecer no local onde o filho morreu, em Botafogo, neste domingo, às 9h.
Uma amiga da família, que não quis se identificar, disse que Alex mandou uma mensagem para a mãe um pouco antes do crime dizendo que chegaria em casa em 10 minutos.
O irmão por parte de mãe de Alex afirmou que ele era uma pessoa muito simples e não acredita que tenha reagido ao assalto. "Ele era muito estudioso e dificilmente reagiria ao assalto, só se fosse no susto. Ele era uma pessoa muito simples. Minha dor é dupla porque o Alex era um irmão e quase um filho pra mim".
O estudante iria participar da colação de grau no dia 26 de janeiro. No evento, haverá uma homenagem e os formandos vão entregar o diploma para a mãe do jovem.
O crime
Segundo informações, o jovem esperava condução em um ponto de ônibus quando foi abordado por dois homens em duas motos. Os criminosos pediram a mochila de Alex. De acordo o 2º BPM (Botafogo), o jovem teria se negado a entregar a bolsa ou reagido a ação dos bandidos. Alex foi ferido na perna, no tórax e no abdômen e não resistiu aos ferimentos.
Tio de Alex desabafa em rede social




