Por paloma.savedra
Rafael Mascarenhas foi atropelado quando andava de skate no Túnel Zuzu Angel%2C na Zona Sul%3B o jovem teve politraumatismos na cabeça%2C tórax%2C braços e pernasAg. News

Rio - Pai e filho envolvidos na morte de Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães, em 2010, foram presos na manhã deste sábado no Rio. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Rafael de Souza Bussamra, que estava dirigindo o carro que atropelou a vítima, e seu pai, Roberto Bussamra - condenado por corrupção -, chegaram à Cadeia Pública José Frederico Marques, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, por volta das 15h20. 

Após a condenação da Justiça do Rio nesta sexta-feira, os dois chegaram à 13ª DP (Copacabana), por volta das 19h. Às 13h deste sábado, eles passaram por exames no Instituto Médico Legal (IML), e, em seguida, foram transferidos para o presídio. A defesa de pai e filho afirmou que recorrerá da sentença. 

Nesta sexta-feira, o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 16ª Vara Criminal, condenou Rafael Bussamra a 12 anos e nove meses de prisão e suspendeu sua carteira de habilitação por quatro anos e meio. Ele é o responsável pelo atropelamento e morte do estudante Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, no dia 20 de julho de 2010, no Túnel Acústico da Gávea, Zona Sul. Já o pai do atropelador, Roberto Bussamra, foi condenado a oito anos e 11 meses de reclusão por ter ajudado o filho a subornar com R$ 10 mil dois PMs, para ajudar a esconder o crime. 

“Vejo esta sentença como uma luz que ilumina a sociedade. É um alívio no meu coração e de todas as mães e familiares que passam por isso. Os pais precisam pensar sobre a maneira que educam os filhos. Espero que possamos evoluir”, afirmou Cissa.
Publicidade
Rafael Bussamra foi condenado pelos crimes de corrupção ativa, homicídio culposo, inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico, afastamento do local do acidente para fugir à responsabilidade penal e participação em ‘pega’. Já seu pai, Roberto Bussamra, vai cumprir pena por corrupção ativa e inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico.
Publicidade
“A decisão reconhece a gravidade da situação. São pessoas desprovidas de ética. Deram demonstração do que um ser humano não deve fazer antes, durante e depois do que ocorreu”, afirmou o advogado Técio Lins e Silva, assistente de acusação. Na sentença, o juiz destacou a atitude do pai em corromper os militares numa tentativa de acobertar o filho. “Não apenas policiais que acobertam e omitem o crime (sendo, por isso, também criminosos), mas também os falsos pais que superprotegem os filhos criando pessoas socialmente desajustadas. (...)”, relatou o magistrado.

Publicidade
Você pode gostar