Por nicolas.satriano
Marquinhos Picareta foi um dos traficantes que assassinaram um sargento da PM em 2004Divulgação Polícia Civil

Rio - Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil entraram em confronto e mataram, na manhã desta segunda-feira, o traficante conhecido Marquinhos Picareta. O homem é indicado pelos policiais como um dos líderes do tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro e era chefe do tráfico na localidade conhecida como Palmeiras, que fica em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Além disso, o criminoso foi um dos autores do sequestro e homicídio do sargento da Polícia Militar Sérgio Ribeiro, em janeiro de 2004. 

Também morreu em confronto com os policiais Luiz Henrique Carvalho de Macedo Cardoso, vulgo HQ ou Riquinho, 22 anos, que já tinha sido capturador duas vezes, quando adolescente, por envolvimento com o tráfico de drogas no local.

As mortes de Marquinhos e de Riquinho aconteceram durante a operação, iniciada às sete da manhã desta segunda, na qual homens da Core fizeram uma incursão na comunidade com o objetivo prender as lideranças do tráfico de drogas naquela região. Ao chegou à favela, os policiais foram recebidos a tiros por criminosos que utilizavam fuzis e outras armas de grosso calibre. Dois veículos blindados e dois helicópteros auxiliaram os agentes. 

Foragido do sistema penitenciário, Marcos dos Santos Viana (Marquinhos Picareta), 36 anos, tinha dois mandados de prisão e teria entrado em confronto com os agentes da Core. De acordo com a Polícia Civil, PIcareta foi um dos autores do bárbaro sequestro e homicídio do sargento da PM Sérgio Ribeiro, em  dez de janeiro de 2004. 

Naquela ocasião, o policial militar e uma amiga foram surpreendidos por traficantes quando saíam de uma festa de aniversário na comunidade do Salgueiro. O PM foi sequestrado, algemado, torturado e covardemente executado por pelo traficante morto e outros traficantes do Salgueiro.
Durante a operação que terminou com dois traficantes mortos e um adolescente apreendido%2C os policiais apreenderam armas e drogasDivulgação Polícia Civil

Também durante a ação, um adolescente foi apreendido com um fuzil AK 47, calibre 7,62 e certa quantidade de drogas. O menor de idade está sendo autuado na Cidade da Polícia pelos atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito.

Publicidade
No total foram apreendidos uma pistola GLOCK, calibre .40; uma pistola TURCA, calibre 9mm; um fuzil AK-47, calibre 7,62 mm; grande quantidade de drogas e de material para endolação de entorpecentes.
Você pode gostar