Por paloma.savedra

Rio - Os bandidos que fizeram um arrastão no fim da noite desta quarta-feira entre as estações da Glória e Catete do Metrô podem ser os mesmos que cometeram o mesmo crime há 13 dias — em composição da Linha 1, entre as estações do Flamengo e de Botafogo. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, que já recebeu as imagens das câmeras do Metrô Rio, o bando atuou da mesma forma e com o mesmo número de pessoas (quatro). 

Por volta das 22h30 desta quarta-feira, sete pessoas foram assaltadas e tiveram seus pertences levados. As vítimas registraram o caso na 10ª DP (Botafogo). A polícia informou que já está analisando as imagens de câmeras de segurança.

Passageiros que foram roubados estiveram na delegacia e prestaram queixaOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Uma das vítimas, que não quis se identificar, contou que os criminosos já estavam na composição. Ele embarcou na estação Uruguaiana, no Centro, com destino ao Catete, na Zona Sul. Após o fechamento das portas na estação Glória, os cinco bandidos anunciaram o assalto. Um deles, de cerca de 40 anos, estava armado com uma pistola. Os outros quatro aparentavam ter em média 20 anos.

"Eles estavam em dois grupos. No início estavam com o foco em pegar os celulares. Depois acabaram levando tudo que podiam. Foi tudo muito rápido, entre uma estação e outra. Não foram violentos", relembrou a vítima. Um outro passageiro, que também preferiu não se identificar, confirmou que o grupo era formado por cinco homens, um deles armado de pistola. Com medo, outras vítimas não quiseram falar com os jornalistas na saída da delegacia.

Agentes do Metrô Rio estiveram na delegacia para acompanhar a ocorrência e transportar as vítimas para seus destinos. A concessionária Metrô Rio informou que "está auxiliando as investigações policiais e prestando apoio aos seus usuários."

Metrô vai instalar câmeras em composições antigas

Em nota, a concessionária Metrô Rio informou que, desde o último arrastão, no dia 12 deste mês, decidiu instalar câmeras adicionais nos trens antigos. As composições novas são as únicas que já possuem o equipamento. 

Ainda segundo a empresa, também serão instaladas câmeras nos acessos das estações para identificar suspeitos e reforçou o seu efetivo de segurança. Por lei, os agentes não trabalham com arma de fogo.

A Metrô Rio disse que o seu sistema de monitoramento possui 800 câmeras distribuídas entre as 36 estações. As câmeras geram imagens em tempo real e são monitoradas diretamente pelo Centro de Controle Operacional da concessionária. 

Arrastão ocorreu no último dia 12

Na noite do último dia 12, quatro bandidos — sendo dois armados — roubaram pelo menos 16 passageiros em uma composição do Metrô, entre as estações do Largo do Machado e Flamengo. Em poucos minutos, a quadrilha fez ameaças, roubou celulares, dinheiro, bolsas e laptop. As vítimas também registraram ocorrência na 10ª DP (Botafogo).

A composição de modelo antigo não tinha sistema de câmeras de segurança. A Polícia Civil solicitou a concessionária MetrôRio imagens da estação para tentar identificar os criminosos. As vítimas criaram um grupo no aplicativo WhatsApp, intitulado 'Assaltados da Linha 1'. Eles pretendia acionar a empresa na Justiça.

Você pode gostar