Por felipe.martins

Rio - A Polícia Militar instalou nesta terça-feira, uma cabine blindada na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão. A estrutura de segurança fica no local conhecido como  Campo da Torre. Uma nova barricada foi montada em outro ponto da localidade, no Largo da Alvorada, na divisa entre a Nova Brasília e a Fazendinha.

Na semana passada, outras duas barricadas já haviam sido instaladas no Complexo do Alemão, sendo um na Rua Canitar, onde funcionava uma base avançada da UPP Alemão, e outra na sede administrativa da UPP Nova Brasília.

Cabine blindada foi instalada na Nova Vrasília nesta terça-feiraDivulgação

Policiais que integram o Comando de Operações Especiais (COE) – Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM) - estão no Complexo do Alemão desde a última quinta-feira.

PMs da UPP Nova Brasília apreendem fuzil e drogas na comunidade

Durante operação realizada no início da tarde desta terça-feira na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, policiais da UPP da região apreenderam grande quantidade de armamentos e drogas. Ao todo, os PMs encontraram um fuzil calibre 7.62, 38 munições do mesmo calibre, 48 munições calibre 9mm, 149 pedras de crack, aproximadamente meio quilo de pasta base de cocaína, cerca de 250 gramas de cocaína e material para endolação.

Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), o material estava em uma casa na comunidade e os policiais chegaram ao local após denúncias de moradores. Não houve prisões. O caso está sendo registrado na 45ª DP (Alemão), para onde os materiais foram encaminhados.

Policiais colocaram barricada em outro ponto da comunidadeDivulgação

A operação faz parte do reforço no policiamento no conjunto de favelas. Desde a última quinta-feira, a Polícia Militar segue com ações nas 15 favelas do Complexo do Alemão. Além do efetivo de 1.230 policiais das quatro UPPs da região (Adeus/Nova Baiana, Fazendinha, Nova Brasília e Alemão), mais 300 homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque e de Ações com Cães (BAC) — com apoio ainda do Grupamento Aéreo Móvel (GAM) — fazem incursões no local, com objetivo de combater a ação de criminosos. Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), será instalada nos próximos dias a primeira cabine blindada no conjunto, e que ficará na comunidade Nova Brasília.

De acordo com a CPP, além das varreduras, o objetivo é fazer um 'remapeamento' da área. A UPP afirma que com a ocupação da região, os criminosos passam a modificar o modo e os locais onde agem. Com isso, novos pontos da ação de bandidos são identificados.

Você pode gostar