Por paloma.savedra

Rio - Como parte do realinhamento estratégico, iniciado na última quinta-feira, a Polícia Militar segue com operações nas 15 favelas do Complexo do Alemão nesta terça-feira. Além do efetivo de 1.230 policiais das quatro UPPs da região (Adeus/Nova Baiana, Fazendinha, Nova Brasília e Alemão), mais 300 homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque e de Ações com Cães (BAC) — com apoio ainda do Grupamento Aéreo Móvel (GAM) — fazem incursões no local, com objetivo de combater a ação de criminosos. Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), será instalada nos próximos dias a primeira cabine blindada no conjunto, e que ficará na comunidade Nova Brasília.

GALERIA: Bope reforça patrulhamento no Complexo do Alemão desde quinta-feira

De acordo com a CPP, o realinhamento estratégico começou na última quinta-feira — quando uma criança de 10 anos morreu durante operação do Batalhão de Choque —, com a entrada do Comando de Operações Especiais (COE), após intensos confrontos no conjunto de favelas. Ainda de acordo com a CPP, além das varreduras, o objetivo é fazer um 'remapeamento' da área. A UPP afirma que com a ocupação da região, os criminosos passam a modificar o modo e os locais onde agem. Com isso, novos pontos da ação de bandidos são identificados. 

O patrulhamento das comunidades do Alemão segue reforçado desde a última quinta-feira Severino Silva / Agência O Dia

Leia mais:

Não vamos levar paz ao Alemão em 10 anos

Câmara dos deputados ouvirá famílias de vítimas de violência no Alemão

A violência com os intensos confrontos no Complexo do Alemão foi alvo de indignação de moradores da região, que fizeram protestos no fim de semana. Em dois dias — na quarta e na quinta-feira —, quatro pessoas morreram vítimas de tiroteios: dois eram suspeitos e as outras duas uma mulher, que foi alvejada dentro de casa, e uma criança de apenas 10 anos. 

Recapacitação de policiais começa hoje

A partir desta terça-feira, 60 policiais da UPP Nova Brasília iniciam treinamento com equipes que integram o Comando de Operações Especiais — Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM).  Os PMs receberão instruções técnicas de autoproteção nas áreas de atuação, uso de armamento, abordagem e primeiros socorros

Segundo a CPP, a capacitação é mais uma etapa do realinhamento operacional das UPPs, que passam por processo de reorganização. Também haverá aulas sobre Polícia de Proximidade com policiais da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Esta é a segunda UPP a passar pelo treinamento: a primeira foi a da comunidade do São João, no mês passado.

Você pode gostar