Por nicolas.satriano

Rio - Passada a primeira fase de venda de ingressos dos Jogos Olímpicos, as atenções se voltam novamente para os preparativos. Há um ano, a grande dor de cabeça dos organizadores era o Complexo Olímpico de Deodoro, que estava com o cronograma atrasado. Agora, a 421 dias das competições e a dois meses do início dos eventos testes, as instalações do bairro já começam a ganhar forma.

Quem passa pelas margens da Avenida Brasil já consegue ver o complexo se erguendo. De um total de nove áreas de competições, quatro estão passando por adaptações; e estão em construção três estruturas permanentes e duas temporárias.

A obra mais desafiadora%2C o circuito para as competições de Canoagem Slalom%2C começa a ganhar forma no Complexo Esportivo de DeodoroRenato Sette Camara / Prefeitura do Rio / Divulgação

De acordo com o diretor de projetos da Empresa Olímpica Municipal, Roberto Ainbinder, os operários não precisam mais correr contra o tempo e o cronograma está em dia. Inclusive, ele garantiu que os locais estarão prontos para os eventos testes que já começam em agosto deste ano.

“Todas as obras estão obedecendo o programa e estão dentro do prazo. Lá atrás tivemos problemas. Começamos os trabalhos em novembro de 2013, quando a prefeitura assumiu, e as obras foram feitas em um tempo bastante desafiador”, disse Roberto.

Operários finalizam os canais para canoagem%2C enquanto as pistas de Mountain Bike e de BMX passam por terraplenagem e escavaçõesRenato Sette Camara / Prefeitura do Rio / Divulgação

Ainda segundo Roberto, cada obra possui um prazo diferente, e ele é calculado de acordo com a data limite de entrega para o Comitê Organizador, que é sempre antes do evento teste. O primeiro aparelho, o de hipismo, será entregue em agosto deste ano e já sediará competição no mesmo mês. O último será a Arena Deodoro, que apenas precisa de arquibancadas, e será entregue em até quatro meses antes do início dos jogos.

O diretor de projetos contou que o projeto mais ousado foi o da Canoagem Slalom pela complexidade de se elaborar uma obra pioneira no país. O equipamento será testado em novembro em um evento. “A estrutura tem uma engenharia muito peculiar. Já a obra mais simples é o campo de hugby, que basta fazer o gramado e as arquibancadas”, contou o diretor de projetos.

Quem não foi sorteado ainda tem chance no mês que vem

A redes sociais se tornaram ponto de comemoração para aqueles que foram sorteados com os ingressos para os Jogos Olímpicos. Mas também viraram local de lamentos para os que não foram contemplados. Caso de Patrícia Duarte, de 37 anos, que tentou 14 ingressos, mas não conseguiu nenhu. “Sempre tive o sonho de ir à Olimpíada. O Maracanãzinho é no meu quintal”, disse Patrícia, moradora da Grande Tijuca.

Porém, quem não foi sorteado ainda tem chance. Os interessados precisam se inscrever novamente no portal de venda de ingressos, a partir do mês que vem. Terão prioridade os inscritos na primeira etapa, mas quem não se candidatou também pode concorrer. Os contemplados serão avisados por e-mail.

Raio X

CENTRO DE TIRO
Entre as obras em andamento, estão a recuperação da fachada externa do prédio e reformas das estruturas internas existentes. Modalidades: Tiro Esportivo olímpico e paralímpico.

PISCINA
Estão em andamento a impermeabilização da piscina, a concretagem das lajes dos prédios de apoio e a revisão das instalações sanitárias. Modalidade: Natação do Pentatlo Moderno.

CENTRO DE HIPISMO
O sistema de irrigação da pista de cross-country foi concluído e a construção dos novos obstáculos aquáticos estão em fase de conclusão. A construção do centro cirúrgico da clínica veterinária e a reforma do picadeiro coberto estão em andamento. Modalidades: Hipismo olímpico e paralímpico.

ARENA JUVENTUDE
Estão sendo montadas as estruturas metálicas da cobertura do prédio e da arquibancada permanente. Também estão em andamento a construção em concreto pré-moldado da arquibancada e demais serviços. Modalidades: Esgrima do pentatlo moderno e basquete feminino (1ª fase).

PISTA DE BMX
A terraplenagem foi concluída e a pista de competição está sendo escavada. Modalidade: Ciclismo BMX.

CANOAGEM SLALOM
As estruturas em concreto armado do lago, canais de treinamento e competição, casa de bombas, edifício técnico e outras partes estão em fase de conclusão, assim como a fundação do prédio de apoio. Modalidade: Canoagem Slalom.

Você pode gostar