Por tiago.frederico

Rio - Um homem e um adolescente foram baleados por um policial militar na estação Piedade, quando roubavam aparelhos celulares, carteiras e óculos escuros de passageiros dentro de um trem da SuperVia, que seguia da Central do Brasil para Deodoro, por volta das 7h50 desta terça-feira. O sargento Márcio Vieira tinha acabado de deixar o 6º BPM (Tijuca) e seguia para casa quando percebeu a ação da dupla.

GALERIA: PM impede assalto em trem da SuperVia na estação Piedade

"Graças a Deus, foi uma ação muito bem realizada. Não teve nenhum inocente ferido e eu mesmo saí ileso. Os dois estavam recolhendo celulares dos passageiros e eu seria uma das vítimas. Dei três tiros, um atingiu a perna, um o braço e outro a região pubiana", disse o policial militar, acrescentando: "A população pode confiar na polícia".

Pistola 9 mm apreendida com assaltantes na estação Piedade%2C na Zona Norte da cidadeWhatsApp O DIA (98762-8248)

Uma das vítimas, o passageiro Edson Sá, de 28 anos, embarcou na composição na estação Engenho Novo, local onde a dupla anunciou o assalto. "Eu percebi que eles estavam muito nervosos, olhando para trás toda hora. O mais velho, que estava armado, anunciou o assalto, enquanto o mais novo, com uma mochila, começou a recolher os pertences dos passageiros", disse.

"Eles pediam apenas óculos escuros, carteira e celular. Quando os dois foram baleados, a mochila caiu no chão e os passageiros aproveitaram para recolher seus pertences", acrescentou Edson. Segundo ele, após a ação, "os passageiros aplaudiram o policial". "Foi uma ação bem tranquila, não ficamos com medo", finalizou.

LEIA MAIS: Policial reage a tentativa de assalto e dois são baleados em trem

Bombeiros do quartel do Méier foram acionados para o local. Eles levaram os bandidos para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde, segundo a PM, seguem internados e custodiados. A dupla foi identificada como X., de 16 anos, e Josué S. Correa, 26 anos. O menor de idade tinha passagem por roubo e receptação e o maior por roubo de veículo.

O sargento Márcio prestou depoimento após ferir os assaltantesCarlos Moraes / Agência O Dia

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o menor foi atingido na face e no abdômen. Ele foi submetido a uma cirurgia. Josué foi atingido no braço direito e na perna esquerda e realizou exames de radiografia no hospital.

Com a dupla, o policial apreendeu uma pistola 9 mm. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade). De acordo com a Polícia Civil, eles responderão pelo crime de roubo.

Segundo a SuperVia, o trem que seguia da Central do Brasil para Deodoro já foi retirado de circulação e os intervalos no ramal ficaram irregulares nesta manhã. Ainda segundo a concessionária, trens daquele ramal precisaram aguardar ordem para circular, em função da ocorrência naquele trecho da linha férrea.

A concessionária disse também em nota que a secretaria de Segurança Pública “tem auxiliado no reforço das rondas”, com PMs contratados pelo PROEIS. Ainda segundo a SuperVia, haverá ampliação do sistema de câmeras, com mil aparelhos até 2016 e investimento de R$ 12,5 milhões. O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, destacou que houve reforço no Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFER)

"Por meio do sistema de áudio das estações e do sistema sonoro dos trens, os passageiros foram informados das alterações necessárias", afirmou, em nota.

PM impede assalto em coletivo pela segunda vez

Após impedir o assalto no interior do trem nesta manhã, o sargento Márcio Vieira, do 6º BPM (Tijuca), contou que esta não é a primeira vez que ele interrompe uma ação criminosa. Há 16 anos na Polícia Militar, o sargento disse que já impediu que torcedores do Flamengo roubasse passageiros de um coletivo da linha 639, nas proximidades do Maracanã.

"Eu também estava voltando do serviço, quando torcedores do Flamengo entraram no ônibus perto do Maracanã. Eles tentaram assaltar os passageiros e estavam desarmados. Eu estava sem farda, mas me apresentei como policial e os coloquei para fora do coletivo", contou. 

Márcio Vieira tem um motivo especial para ter aderido ao transporte coletivo. "Meu carro está com problemas há dois meses, mas, como tenho um filho de três meses, estou evitando gastar dinheiro com o conserto do veículo", disse o militar, que está na corporação há 16 anos, é casado e pai de dois filhos.

Sensação de insegurança

Na última quinta-feira, O DIA percorreu todas as estações dos ramais Japeri e Belford Roxo e observou a falta de agentes na grande maioria delas. Em Japeri, uma das poucas que contavam com estes agentes de controle, uma passageira teve o celular roubado. O ladrão fugiu sem ser abordado e causou indignação entre usuários do trem.

A sensação de insegurança toma conta dos passageiros que usam o transporte diariamente. É o caso de Chirleine Dion, de 61 anos. “Pego a composição na Central do Brasil e venho me consultar no Hospital Municipal da Piedade. Não vejo um carro de polícia e nem policiais pelas estações. Meu médico, por exemplo, vai passar a dar consultas apenas à tarde, a partir de agosto. Agora, já não sei mais se venho. É muito perigoso”, disse.

Nos últimos 30 dias, outros casos de violência no sistema ferroviário chamaram a atenção: Pedro Santa Cruz, de 18 anos, foi esfaqueado ao ter o celular roubado na estação de Deodoro e a estudante Naiara Ramalho Vacarri, de 26 anos, perdeu o braço ao cair do trem durante um assalto.
Ontem não foi é a primeira vez que o sargento Márcio Vieira, há 16 anos na corporação, reage e impede o roubo num coletivo. Em outra ocasião, ele também saía do trabalho quando impediu roubo em um ônibus próximo ao Maracanã.

Você pode gostar