Por nicolas.satriano

Rio - A pistola era de brinquedo, mas a semelhança com uma arma real era tão grande, que o assaltante conseguiu atacar, em plena luz do dia, um casal de turistas do interior de São Paulo, ontem, no Catete. O acusado, Ramon Oliosi Falcão, de 19 anos, foi preso minutos depois por guardas municipais, na esquina da Rua Silveira Martins com a Praia do Flamengo.

O ladrão conseguiu pegar cordão de ouro, óculos e boné de uma das vítimas. Quando ia tirar os pertences da mulher, ela percebeu que a arma era de brinquedo e começou a gritar, chamando atenção de pedestres. Segundo a vítima, o acusado ainda chegou a fazer disparos antes de fugir.

Ramon é suspeito de roubar óculos%2C cordão e boné do casal paulistaDivulgação

O assaltante foi alcançado por agentes da Guarda Municipal, lotados na Unidade de Ordem Pública do Catete. Eles contaram com apoio de um policial civil que passava de bicicleta na região. O homem foi colocado no chão após ser dominado pelos agentes. Os pertences das vítimas foram recuperados. O acusado foi levado para a 10ª DP (Botafogo).

Venda proibida

No último dia 30, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei da deputada estadual Martha Rocha (PSD), que proíbe a fabricação, venda e distribuição de armas de brinquedo que disparam qualquer tipo de projétil. O texto foi encaminhado para o governador Luiz Fernando Pezão, que tem até a próxima terça-feira para aprovar ou vetar a lei.

O projeto estabelece ainda multas que variam de R$ 50 mil a R$ 100 mil em caso de descumprimento. Apesar de proibir a venda de armas de brinquedo, a proposta não impede a venda de armas de ar comprimido, regulamentadas pelo Exército.

“Uma das finalidades da lei é desestimular o uso de armas de brinquedos em ações criminosas”, afirmou a deputada Martha Rocha.

Em maio, O DIA mostrou a venda de armas de brinquedo em lojas que funcionavam no Centro de Apoio aos Romeiros, anexo à Basílica de Aparecida do Norte, em São Paulo.

Uma operação da Polícia Civil local apreendeu mais de 1,5 mil réplicas de fuzis, rifles, carabinas, metralhadoras, revólveres e pistolas, de diversos calibres.

Você pode gostar