Por nicolas.satriano

Rio - A Prefeitura do Rio vai premiar com o 14º salário professores e funcionários administrativos de 311 escolas municipais que fizeram o “dever de casa” e atingiram as metas de desempenho para melhorar a educação de estudantes do Ensino Fundamental.

A bonificação — que será paga entre setembro e novembro — foi calculada com base no Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio) divulgado ontem pela secretária Helena Bomeny. O bônus, que equivale a pelo menos uma salário, será pago a todos os servidores das unidades, do servente ao diretor.

Profissionais que atuam em 46 Escolas do Amanhã, situadas em áreas de conflito, ganharão um salário e meio. Professores que fazem dupla regência receberão o prêmio em dobro, desde que suas escolas tenham alcançado as metas. Para ter direito ao bônus, servidores não podem ter mais do que cinco dias de faltas, mesmo justificadas.

Ginásio Olímpico%2C em Santa Teresa%2C é a terceira melhor escola municipal do Rio%2C do 6º ao 9º anos%2C no IderioUanderson Fernandes / Agência O Dia

Para chegar ao índice, a Secretaria Municipal de Educação aplicou a Prova Rio, com questões de Português e Matemática, para 93 mil alunos do 3º e 7º anos do Ensino Fundamental, em 1.026 escolas da prefeitura. No primeiro segmento, a média subiu de 5 para 5,6, em uma escala de 0 a 10. Nos anos finais, a nota passou de 5,3 para 5,9. Das dez escolas mais bem avaliadas do 7º ao 9º anos, nove são ginásios cariocas de turno integral.

Setenta e oito por cento das unidades melhoraram os indicadores, superando 2013, quando 215 escolas ganharam a bonificação. Neste ano, os dois primeiros lugares, nos anos iniciais e finais, ficaram, respectivamente, com as escolas Tenente Goes Monteiro, em Santíssimo, cujo índice saltou de 4,8 para 8,5; e a Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, que passou de 6,7 para 8,4. “Estamos no caminho certo para uma escola pública de qualidade para todos”, diz Helena Bomeny.

Você pode gostar