Por nicolas.satriano

Rio - Ex-presidente da associação de moradores do Morro do Salgueiro, na Tijuca, Rogério Luiz dos Santos, de 54 anos, foi preso policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade na manhã desta terça-feira. Rogério foi encontrado pelos PMs em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio.

Contra o homem, havia um mandado de prisão em aberto expedido durante a Operação Feudo, da 19ª DP (Tijuca), em conjunto com a UPP Salgueiro, em outubro de 2014. O caso foi registrado na mesma delegacia. Em junho deste ano, o número de pessoas detidas em decorrência da operação chegou a 24.

Segundo divulgado pela Polícia Civil no ano passado, a ação teve como objetivo cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra traficantes da região. No primeiro dia, dez pessoas foram presas, sendo nove em cumprimento a mandados de prisão e uma em flagrante. Além disso, os agentes apreenderam drogas, dinheiro e aparelhos celulares.

Na época delegado titular da 19ª DP (Tijuca), Deoclécio Assis informou que após a pacificação do Salgueiro, o chefe do tráfico há 15 anos na comunidade, Italimar Santos de Jesus, o 'Negão', montou um esquema para que o tráfico de drogas continuasse.

'Negão' fez da associação de moradores um ponto de apoio dentro da comunidade. De acordo com o delegado, o traficante determinava quem seria o presidente da instituição. Além disso, os criminosos começaram a pedir dinheiro semanalmente de motoristas e mototaxistas que trabalhavam no transporte alternativo do morro. A atividade também consistia em recrutar adolescentes sem antecedentes criminais para vender drogas. 

Foragido da Justiça é preso no morro do Salgueiro por policiais da UPP

Você pode gostar