Por paulo.gomes

Rio - O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou nesta segunda-feira que haverá mudanças no policiamento que é feito nas praias do Rio de Janeiro. Neste final de semana, episódios de arrastões assustaram banhistas e moradores de diversos bairros da Zona Sul. Beltrame vai se reunir com o comando da Polícia Militar para traçar uma nova estratégia.

"A estratégia do policiamento vai mudar. Estou indo no comando da PM e nós vamos voltar com as operações preventivas que nós vínhamos fazendo desde o final do ano passado e que deram resultados muito positivos com a abordagem de ônibus. Estamos monitorando e já temos informações de jovens se programando para fazer o mesmo na próxima semana", disse em entrevista para a CBN.

José Mariano Beltrame afirmou nesta segunda-feira ter informações de que jovens estariam programando novos arrastões para a próxima semanaErnesto Carriço / Agência O Dia

Beltrame falou que a Polícia Militar está "constrangida" para agir contra os jovens. "Hoje, infelizmente, temos uma polícia constrangida. Se a polícia age, é acusada de que abusou do poder e, se não age, é acusada de não fazer nada. Não é em vão que venho dizendo há muito tempo que estamos enxugando gelo porque no país há uma inversão total do sistema. É muito mais fácil atacar quem está na ponta. Tudo termina na polícia. A consequência de tudo é polícia", diz.

VEJA MAIS

Mais de 60 pessoas são detidas durante tumultos em praias da Zona Sul

Arrastões marcam o fim de semana de calor e praia

O secretário cobrou a presença dos pais dos jovens envolvidos nos assaltos. "Existe um desequilíbrio muito grande. Onde estão os responsáveis por esses jovens? E não se trata de racismo, se é branco, negro, rico ou pobre. O que está em jogo é a situação de vulnerabilidade. Eu pergunto para essas pessoas: como que o jovem sai, por exemplo, de Nova Iguaçu, a 30 km da praia, só com a bermuda e sem um centavo no bolso para beber, para comer, para pagar transporte?", questionou.

Defensoria nega proibição de abordagem a jovens 

Em nota oficial, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro negou que haja uma proibição para que a PM aborde jovens a caminho da praia. No último dia 10, uma decisão judicial proibiu que menores fossem apreendidos sem comprovação de delito.

"O juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital teve o cuidado de marcar duas audiências em que estiveram presentes comandantes de vários batalhões da PM, quando foi informado que a decisão não impede a abordagem, que é um papel da polícia. Ficou muito claro que a decisão nada mais faz do que determinar observância da lei. Não há impedimento para qualquer ação preventiva, bem como de policiamento ostensivo", diz um trecho da nota.

Você pode gostar