Por felipe.martins

Rio - Romeiros cariocas, devotos de Nossa Senhora Aparecida, já preparam as celebrações para a data dedicada à padroeira do Brasil, nesta segunda-feira, dia 12, também o Dia das Crianças. Outros fiéis do estado também organizam caravanas para visitar o Santuário de Aparecida (SP), a cerca de 270 quilômetros do Rio, onde, este ano, são esperadas pelo menos 400 mil pessoas de todo o País na maior basílica dedicada à santa no mundo. O ponto alto será um abraço ao templo, que será dado por 3 mil jovens.
Na capital carioca, haverá programações especiais nas oito paróquias batizadas com o nome de Nossa Senhora Aparecida: em Guaratiba, Realengo, Campo Grande, Del Castilho, Ilha do Governador, Penha Circular, Cachambi e Paciência. Os horários das celebrações e missas podem ser conferidos em suas páginas na internet.

Um dos pontos altos preparados pela Arquidiocese do Rio será a missa do arcebispo Dom Orani João Tempesta, às 10h, num galpão ao lado do Piscinão de Ramos, na Zona Norte. “Seja em qualquer lugar, a fé e a admiração dos católicos por Nossa Senhora Aparecida é incondicional. Ela é mãe que protege, intercede e caminha ao lado dos fiéis”, diz com frequência Dom Orani.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida%2C na Ilha%2C as homenagens à santa começaram no último dia 27Divulgação

No interior do estado, fiéis estão se organizando em excursões para Aparecida. “Não posso deixar de ir lá agradecer pela minha mãe (Marly, de 64 anos), que sobreviveu a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) recentemente”, justifica Elianete Cerqueira, de 37 anos, de Volta Redonda.

Em seu site, a Concessionária Nova Dutra (www.novadutra.com.br) detalha esquema de trânsito para o feriadão. A empresa estima que 295 mil pessoas usarão a Via Dutra para chegar a Aparecida até segunda. No final de agosto, como já é feito há décadas, milhares de pessoas já visitaram a catedral em caravanas, antecipando as comemorações pelo dia da Padroeira.

Você pode gostar