Por felipe.martins

Rio - A expectativa é de que 400 mil pessoas passem pelo Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), desde sexta-feira até hoje, dia de Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil. A programação inclui celebrações, novenas e procissões, além de missas das crianças, consagração e procissão solene.

Após a missa de encerramento, acontece um show de fogos. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai estar presente na missa solene. Diferentemente de outros anos, quando era celebrada às 10h, a missa solene acontece hoje às 9h.

Uma vigília, que teve a participação de aproximadamente 3 mil jovens, começou às 23h do sábado e terminou às 7h de ontem. A celebração foi encerrada com um abraço coletivo em volta da Basílica. Depois, os fiéis soltaram centenas de balões cor-de-rosa, que coloriram a paisagem.

Desde ontem%2C milhares de fiéis lotam o Santuário Nacional e celebram Nossa Senhora de Aparecida%2C que é a Padroeira do BrasilDivulgação

Neste domingo, véspera do feriado, o movimento em Aparecida superou as expectativas e foi maior que o do ano passado. Cerca de 96 mil romeiros visitaram locais do Santuário e foi formada uma longa fila para homenagear e reverenciar a imagem da padroeira do Brasil, que fica dentro da Basílica. A rede hoteleira refletiu este movimento: ontem, já estava praticamente lotada, com 35 mil leitos ocupados.

Mas há quem prefira se sacrificar para garantir um bom lugar dentro da própria Basílica, maior templo católico do país. Para isso, os fiéis não se importam em acampar no pátio do local. Famílias montam barracas e esperam pacientemente o começo da missa solene. Ônibus de turistas e romeiros de vários lugares do Brasil também lotam o estacionamento.

A primeira missa de hoje está marcada para as 5h, de pois da Vigília Mariana. O encerramento está previsto para as 19h.

Você pode gostar