Por gabriela.mattos
Eliane Canegal foi uma das vencedoras do concurso Topless in RioFaya/Divulgação

Rio - O título de nova musa do movimento Topless in Rio 2016 foi dividido entre duas candidatas. Eliane Canegal, de 42 anos, foi escolhida pelo júri técnico, enquanto Carol Sanovicz, de 26 anos, pelo júri popular.

Elas serão apresentadas neste domingo, a partir das 11h, durante o evento "Toplessaço", no posto 9 da Praia de Ipanema.

Com o slogan "Ninguém precisa viver sem peito" e com a parceria da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a iniciativa valorizou as mulheres que tiveram câncer de mama e reconstruíram ou estão em processo de reconstrução dos seios.

Além disso, o concurso também teve o objetivo de informar as mulheres que têm a doença sobre essa etapa do tratamento.

Segundo a organizadora, Ana Paula Nogueira, o concurso também pretendia aumentar a vaidade dessas mulheres que foram traumatizadas pela doença, principalmente no corpo.
Publicidade
“A vaidade fica em segundo plano. A própria sociedade não estimula que essas mulheres se sintam sensuais de novo, como se elas tivessem que estar satisfeitas por terem enfrentado a doença. A ideia é tirar esse olhar de ‘piedade’ em cima delas. Elas se mostraram bem confiantes nos ensaios, o que me deixou muito feliz”, destacou Ana Paula.
A organizadora lembrou ainda que muitas mulheres vivem "mutiladas" por falta de informação, medo ou vergonha". "Ou porque cansa de esperar na fila da rede pública de saúde", acrescenta a organizadora.
Publicidade
Eliane Canegal teve câncer de mama em 2004, e passou por 11 cirurgias, 60 sessões de quimioterapia e radioterapia. Ela posou para o fotógrafo Faya, que também é conhecido por fazer os retratados de modelos e atrizes. 

Já Carol Sanoviz descobriu a doença no ano passado e resolveu fazer logo a cirurgia mastectomia bilateral total, na qual retirou os dois seios de uma vez para evitar que a doença volte no futuro. “Esse concurso uniu duas causas bonitas: topless e câncer. A mulher não tem que se envergonhar de nada. As fotos mostram o nosso orgulho de viver”, elogia.

Carol Sanovicz foi a vencedora do concurso Topless in Rio pelo voto popularAntonio Brasiliano/Divulgação


Você pode gostar