Mortes causadas por policiais sobem 10% em 2015, diz organização humanitária
Relatório da Human Rights Watch revela que em apenas 10 meses número de mortes causadas pela polícia subiu 18%
Rio - A organização mundial de direitos humanos Human Right Watch revelou, em seu relatório anual, o número de mortes causadas por policiais em todo o país, e o Rio de Janeiro voltou a ficar no topo da lista. Em 2015, o número de pessoas mortas por policiais em serviço subiu 10% em relação a 2014. Em apenas 10 meses (de janeiro a outubro), o aumento foi de 18%, segundo a HRW.
De acordo com o relatório, 644 pessoas foram mortas por policiais no Rio de Janeiro no ano passado — segundo a organização foi o estado com a maior taxa de mortes causadas pelos agentes do estado. Os óbitos são registrados como "morte por intervenção policial", quando há troca de tiros. Entretanto, a ONG ressalta que nem todos de fato morreram em confronto com os policiais.
Publicidade
Publicidade
Em todo o país, o número de mortes causadas por policiais em serviço e fora dele aumentou em quase 40%, chegando a mais de 3.000, enquanto o número de policiais mortos – quase 400 – caiu em 2%.
Outro dado apontado no relatório é em relação a condição das prisões brasileiras, que ainda são apontadas como superlotadas e com falta de pessoal suficiente para manter o controle delas. Foi visto como positivo a rapidez que a Justiça tem trabalhado para julgar os seus detentos. No primeiro mês deste programa que visa agilizar o processo, quase 20% dos presos disseram ter sofrido violência policial, segundo a Defensoria Pública do Rio.